Comerciantes de vários bairros da capital estão contabilizando muitos prejuízos devido às constantes oscilações de energia elétrica e à frequência dos apagões seguidos desde a semana passada. Segundo eles, a falta de luz prejudica as vendas e desestrutura os atendimentos, além de já ter causado até a queima de computadores, freezers e problemas no sistema de gerenciamento dos caixas.
Segundo a supervisora de caixa de um supermercado localizado no bairro São Francisco, Anne Rodrigues, esse problema vem se repetindo desde a semana passada e, como consequência, os prejuízos foram a pane em dois freezers que conservam alimentos perecíveis como iogurtes, manteiga, frios e laticínios, além de dois computadores interligados ao sistema de gerenciamento de caixa terem apresentado defeitos e se encontrarem em manutenção.
“Estamos tendo prejuízos constantes não só quando ocorrem estes apagões. Na semana passada, ligamos para a Eletrobras e informamos sobre a oscilação da energia, mas nenhuma informação nos foi repassada e por várias vezes os sistemas de caixa foram iniciados e os clientes tiveram que aguardar bastante. Muitos se irritaram e reclamaram pensando que o problema era nosso. Além do prejuízo com a queima de equipamentos, ainda deixamos de atender com eficiência nossos clientes”, lamentou.
Na opinião de Anne, o ideal seria que a companhia de energia elétrica avisasse quando a interrupção vai ocorrer. “De preferência deveriam avisar que estão ocorrendo falhas e evitar que os equipamentos queimassem devido à sobrecarga de energia quando é estabelecido o fornecimento. Também evitaríamos transtornos aos nossos clientes”, apelou.
O proprietário de um restaurante localizado no bairro Mecejana, Rafael Mendes Araújo, disse que tem acumulado uma série de prejuízos por conta de seguidos apagões. Na semana passada, por exemplo, em razão da demora no retorno da energia, vários clientes foram embora e, além disso, um equipamento de monitoramento de câmeras foi danificado. “Não consigo entender por qual razão não são acionadas as usinas termelétricas. Pagamos um preço abusivo na energia e ocorrem estes transtornos seguidos. Para os demais comerciantes acredito também que são inúmeros os prejuízos e nem sempre, como já ocorreu de outras vezes quando queimam nossos equipamentos somos ressarcidos”, reclamou.
OUTRO LADO – Em nota, a Gerência de Comunicação Social e Relações Institucionais da Eletrobras Distribuição Roraima informou que na tarde de ontem, 3, ocorreram dois desligamentos na Linha de Suprimento da Venezuela ocasionados por descargas atmosféricas ocorridas na região de Las Claritas.
O parque térmico da Eletrobras foi acionado e gerou energia até que fosse restabelecida a conexão com a Venezuela. Entretanto, para o acionamento do parque térmico alguns procedimentos devem ser observados, o que demanda um tempo entre 10 a 20 minutos. (R.G)