INSCRIÇÕES ABERTAS

Preservação da Amazônia e povos originários será foco de II Congresso do MPC/RR

O evento é voltado para profissionais, acadêmicos e interessados pelo tema em geral

(Foto: Divulgação/ASCOM-MPC)
(Foto: Divulgação/ASCOM-MPC)

O II Congresso do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) será realizado nos dias 17 e 18 de agosto no Teatro Municipal de Boa Vista com o tema “Povos Originários e Direitos Humanos – Amazônia: Última Fronteira entre os Direitos de um País Sustentável e a Defesa Indigenista”.

A programação contará com palestras e mesas redondas focadas na proteção dos povos indígenas, acesso à educação e saúde, preservação do meio ambiente, análise da qualidade de água, regularização de terras, defesa dos direitos humanos e segurança pública.

Dentre os palestrantes confirmados estão o presidente da Associação Urihi Yanomami, Júnior Yanomami; o desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, Cezar Bandiera; o vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio; os jornalistas Caco Barcellos, da Rede Globo, e Valéria Oliveira, do Portal G1 Roraima e vencedora do prêmio Vladimir Herzog; o secretário-adjunto dos Povos Indígenas, Dilson Ingaricó e representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, Povos Originários, Direitos Humanos e Justiça e Segurança Pública.

Segundo o procurador-geral de Contas do MPC/RR, Dr. Paulo Sousa, a realização do Congresso faz parte da atuação do Ministério Público de Contas de Roraima, que não pode se ausentar da defesa dos interesses sociais da região amazônica, principalmente com o agravamento da crise humanitária na Terra Indígena Yanomami.

“Combater a devastação do meio ambiente passa primeiro pela preservação dos povos tradicionais que vivem na região e pela qualidade de vida em que ele se encontra. Envolve a questão da regularização das terras, da qualidade de água, do acesso à saúde. São muitas vertentes que precisam ser discutidas e o MPC vai fazer o seu papel social enquanto instituição para promover essa discussão e formação desse turbilhão de ideias”, destacou o procurador.

Durante o evento também será entregue a Medalha Cruviana, para parceiros que colaboraram com o desenvolvimento da instituição, além de apresentações culturais. As informações completas dos palestrantes confirmados, horários e temas de palestras serão divulgadas posteriormente pelo Ministério Público de Contas no site www.mpc.rr.gov.br e nas redes sociais. 

Inscrições abertas

As inscrições para o II Congresso do MPC Roraima já estão abertas e podem ser feitas por meio do site Eventbrite no link, clicando aqui

Basta acessar o link, clicar em ‘reservar um lugar’ e incluir suas informações pessoais como nome, sobrenome, endereço de e-mail e documento de identificação. 

A confirmação da inscrição será enviada ao e-mail pessoal. No ingresso encaminhado será possível ter acesso ao QR code para confirmar a inscrição no momento do evento. 

Programação do Dia 1

A participação é gratuita e limitada, tendo em vista a capacidade do Teatro Municipal.

Programação do Dia 2

 O evento é voltado para profissionais e acadêmicos dos cursos de Direito, Relações Internacionais, História, Antropologia, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Gestão Territorial Indígena, Filosofia, Letras, Comunicação Social, Artes Visuais, Comércio Exterior, Segurança Pública e interessados pelo tema em geral, além de servidores do Ministério Público de Contas e Tribunais de Contas do país. 

Os acadêmicos inscritos vão poder contar com certificado de participação para compor horas complementares, mediante comprovação de presença.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.