Cotidiano

CRA-RR empossa novos conselheiros e anuncia desconto em anuidade

Funções serão nas áreas de registro, fiscalização, administrativos e financeiro

O Conselho Regional de Administração de Roraima (CRA-RR) deu posse, na tarde desta segunda-feira, 18, a três novos conselheiros regionais efetivos e anunciou uma nova resolução que oferece descontos na anuidade de administradores e tecnólogos associados ao órgão.

Foram diplomados em solenidade na sede do CRA-RR, os conselheiros efetivos Raimundo Aparecido Pereira da Silva, Clemente Leonardo Vasconcelos Braz e Tarcísio Gonçalves Macedo. Eles haviam sido eleitos como suplentes em outubro de 2016 e herdaram as vagas após a desistência por motivos pessoais dos antigos conselheiros. Ambos atuam na área como administradores.

Os novos conselheiros irão exercer funções nas áreas de registro e fiscalização, além dos setores administrativos e financeiros do Conselho. “Em regra iremos deliberar sobre as demandas da categoria, no nosso caso assumimos funções de diretor executivo, financeiro e outras funções administrativas”, disse o novo conselheiro, Raimundo Aparecido Pereira.

O presidente do CRA-RR, Charles Barbosa Mendes, destacou que a posse dos novos conselheiros faz cumprir o rito exigido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). “Estamos fazendo as convocações dos suplentes que passam a ser efetivos nesse momento. Hoje temos nove conselheiros e a expectativa de toda renovação nada mais é do que se agregar a experiência dos colegas fortalecer nossa classe”, ressaltou.

Ele pediu a participação de todos os conselheiros para o fortalecimento da categoria. “É necessária a urgente participação de todos. Gostaria de destacar que o Conselho sempre busca a união para o fortalecimento e representatividade da classe de administradores e tecnólogos, daí a importação da renovação”, frisou.

Também foram discutidos durante a cerimônia de posse a consolidação de planos de ações de cada área com os respectivos representantes, além das ações do Proder (Programa de Desenvolvimento Regional). “Estamos levando cada necessidade a sua área e encaminhando ao Conselho Federal para que seja deliberado”, explicou Mendes.

ANUIDADE- o Conselho Regional de Administração em Roraima anunciou também a concessão de descontos significativos aos profissionais que quitarem a sua anuidade nos dois primeiros meses de 2018. Uma nova resolução do Conselho Federal possibilitará o abatimento de até 20% na anuidade dos administradores e tecnólogos associados. Anteriormente, o teto do desconto era entre 5 e 10%.

Criada pelo Conselho Federal de Administração por meio de Resolução Normativa, e regulamentada pela Lei Nº 4.769/65, a anuidade é um tributo nos termos da CF/88 (Art 71), que garante o exercício legal da profissão de Administrador ou Tecnólogo.

Como em todas as profissões regulamentadas, a anuidade regulariza a situação do registro profissional exigido pelo mercado de trabalho, seja no âmbito público ou privado, e deve ser quitada no início de cada exercício fiscal junto ao Conselho Regional do Estado onde o profissional tem a sua inscrição, o seu registro profissional.