Cotidiano

Governo do Estado descumpre prazo para realização de concurso público

Foi firmado um acordo com a Seed em novembro do ano passado para realização de concurso público no prazo de um ano, o que não ocorreu

Governo do Estado descumpre prazo para realização de concurso público Governo do Estado descumpre prazo para realização de concurso público Governo do Estado descumpre prazo para realização de concurso público Governo do Estado descumpre prazo para realização de concurso público

Em novembro do ano passado, o Governo do Estado firmou um termo de ajuste de conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), para promoção de concurso público para contratação de professores da rede estadual de ensino, no período máximo de doze meses. Porém, o mês de dezembro de 2017 chegou e nenhum edital foi sequer lançado para a convocação de professores pelo Estado.

A medida foi tomada pelo MPRR tendo em vista a falta de pessoal e a lotação de professores contratados em seletivos temporários nas unidades de ensino do Estado, normalmente pelo período de um a dois anos.

O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) determinava que a Secretaria de Educação do Estado (SEED) enviasse o cronograma para realização da prova para a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação até novembro deste ano, se abstivesse de realizar novas contratações temporárias e nomear e empossar, até fevereiro de 2018, os aprovados no concurso.

PRAZO EXPIRADO – Questionado sobre o caso, o MPRR confirmou, por intermédio da Promotoria de Defesa da Educação, que firmou Termo de Ajustamento de Conduta, em novembro de 2016, para que o Governo do Estado promovesse concurso público para professores, no prazo de doze meses.

O Ministério Público reforçou que o TAC passou por um aditamento em março deste ano, porém, não houve alteração nos prazos estabelecidos, ou seja, a entrega do material deveria ocorrer até novembro deste ano.

O MPRR explicou que, por conta da chegada do fim do mês, entrou em contato com a Secretaria de Educação para obter informações sobre o ocorrido. “Na última quarta-feira, 29 de novembro, a Promotoria de Justiça da Educação expediu ofício para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEED), requisitando informações, no prazo de cinco dias a contar da notificação, a respeito do cumprimento do acordo”, frisou.

CATEGORIA – O presidente da Associação dos Professores do Estado de Roraima (Asproer), Círio Ricardo, informou que a categoria também está acompanhando o caso e chegou a denunciar o problema junto ao MPRR, que garantiu estar analisando a situação. “Nós fomos com a promotora Erika Michetti, que nos informou que está acompanhando o caso e que seria ajuizada uma ação por descumprimento do TAC. É provável que a Associação também faça uma manifestação pedindo o cumprimento do acordo, mas ainda estamos construindo o que será feito e quando”, pontuou o presidente.

OUTRO LADO – A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), por sua vez, informou que ainda está no prazo preconizado do acordo firmado com o Ministério Público Estadual e, “tão logo os detalhes do concurso sejam finalizados, o edital será lançado e dada ampla divulgação”. (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.