Cotidiano

Caminhada alusiva ao Setembro Amarelo acontece neste sábado

O ponto de encontro será na praça Germano Augusto Sampaio

Uma caminhada dedicada à valorização da vida em alusão à Campanha Setembro Amarelo será realizada nesse sábado (30). O ponto de encontro será na praça Germano Augusto Sampaio, na Rua Carmelo, bairro Pintolândia, a partir das 16 h com o início da caminhada às 17 h. A ação é realizada pelo Ministério Público do Estado de Roraima, por intermédio da Promotoria de Justiça da Saúde e entidades parceiras.

O evento também contará com a unidade móvel do Sesc, aula de ritmos, oficinas de esportes e atividades de educação em saúde e para o trânsito.

A caminhada encerra a programação do segundo Setembro Amarelo em Roraima, que esse ano tem como tema “Doe um minuto, salve uma vida”, com o objetivo de desenvolver ações de saúde voltadas à prevenção ao suicídio, como apresentação da rede de apoio à saúde, mobilização social e rodas de conversa.

Para a promotora de Justiça Jeanne Sampaio, a informação é a melhor forma de prevenção contra o suicídio. “O Setembro Amarelo visa a mobilização da sociedade, para que a exemplo de outras campanhas de saúde, possamos levar o alerta que pode salvar vidas”, finaliza a promotora de justiça.

Parceiros
A campanha conta com a parceria da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Defensoria Pública do Estado de Roraima, Universidade Federal de Roraima, Governo do Estado de Roraima, por intermédio das secretarias estaduais de Educação e Saúde e Departamento Estadual de Trânsito, Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Alto Alegre, Secretaria de Assistência Social de Mucajaí, Polícia Militar do Estado de Roraima, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Regional de Medicina, Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Roraima, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Enfermagem, Faculdades Cathedral, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Liga Acadêmica de Psiquiatria, Núcleo de Mulheres de Roraima, Centro de Referência de Assistência Social, Diocese de Roraima, Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e Exterior, Ordem Estadual de Ministros Evangélicos, Federação Espirita de Roraima, Igreja Metodista Wesleyana, Nação Caimbé e ONG Migre-Missões.

Setembro Amarelo
O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio. Segundo a OMS, em 90% dos casos, os suicídios são preveníveis, e por estarem associados principalmente a depressão, são passíveis de diagnóstico e tratamento.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.