Depois de reiteradas reclamações de pacientes com relação à qualidade e a pontualidade da alimentação fornecida nas unidades de saúde do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) anunciou a contratação de uma nova empresa para fornecer alimentação com eficiência aos pacientes, acompanhantes e funcionários das unidades de saúde estaduais. A mudança começou na sexta-feira passada, 25, e tem a intenção de garantir a qualidade e pontualidade nesse serviço.
Em média, são servidas cerca de 150 mil refeições por mês nas unidades de saúde, atendendo aos pacientes, acompanhantes e servidores das principais unidades de média e alta complexidade da Capital, incluindo o Hospital das Clínicas e anexo do Hospital Geral de Roraima (HGR), prestes a serem inaugurados. O contrato também abrange o fornecimento de alimentação a doadores de sangue e pessoas atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial e Unidade de Acolhimento e funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR) e da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A coordenadora de Urgência e Emergência da Sesau, Helenira Macedo, explicou que as unidades de saúde avaliarão a empresa constantemente, por meio de relatórios, atribuindo pontos em vários critérios que permitirão identificar se o contrato está sendo seguido. “Os funcionários nos ajudarão a fiscalizar o serviço, pois é com base no somatório desta pontuação que adotaremos as providências para manter a qualidade do serviço”, disse.
A partir de agora, a alimentação será fornecida pela empresa Andolini Comércio e Serviços Ltda, vencedora de uma licitação realizada por pregão eletrônico, aberto a empresas de todo o país, do qual foi escolhida a proposta com menor preço e que atendesse a todos os critérios exigidos.
A logística para o fornecimento da alimentação é complexa, por isso, é possível que nos primeiros dias de fornecimento haja atrasos na alimentação. “Por ser um serviço essencial, assim que o contrato anterior venceu, a nova empresa entrou imediatamente. É compreensível que neste período de transição aconteçam demoras pontuais no fornecimento, mas isso deve ser estabilizado já nos próximos dias”, ressaltou a coordenadora.
São servidas seis refeições diárias adequadas às necessidades específicas de cada paciente. Além dos gêneros alimentícios, o contrato abrange também toda a logística para o preparo e entrega das refeições em 49 tipos de dietas diferentes. A cozinha da empresa já foi inspecionada pela Vigilância Sanitária, a qual constatou que o local está em conformidade com as normas sanitárias.
Em eventuais descumprimentos de contrato, as penalidades vão desde multas severas até a rescisão do contrato. A fiscalização continuará sendo realizada por servidores habilitados, e também por meio de consultas da opinião dos usuários registradas na Ouvidoria, em busca de garantir a plena qualidade na alimentação servida nas unidades aos usuários do SUS.