Cotidiano

Comércio registra queda nas vendas nas duas últimas datas comemorativas

Dados nacionais do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostram que as vendas em 2017 no Dia dos Namorados aumentaram 2,6%, se comparadas com 2016. No entanto, lojistas e comerciantes roraimenses afirmam que não sentiram esse aumento. Eles disseram que a movimentação no comércio no Dia das Mães e Dia dos Namorados foi o mais fraco já registrado nos últimos anos.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acirr), Jadir Corrêa, houve de fato um aquecimento na economia após o anúncio do Governo Federal em liberar o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, consumidores roraimenses estão preferindo quitar dívidas a gastar nas datas comemorativas.

“No Dia das Mães, percebemos uma queda significativa nas vendas em comparação a outros anos. O consumidor está preferindo sair do vermelho ao invés de gastar. Essa diminuição nas vendas não foi diferente para o Dia dos Namorados”, frisou Jadir Corrêa.

O Dia dos Namorados é o terceiro dentre as datas comemorativas a apresentar um grande movimento no comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Com isso, lojistas que aguardavam consumidores após o fraco Dia das Mães acabaram sofrendo outra decepção.

Diante do pouco movimento no comércio, o presidente da Acirr avaliou que o consumidor está aproveitando o primeiro semestre do ano para quitar dívidas. Segundo ele, a expectativa é que o segundo semestre tenha melhores vendas.

PLANO – O presidente da Associação dos Lojistas em Roraima, Edson Freitas, explicou que ainda não possui dados detalhados do fluxo de vendas do Dia dos Namorados, pois os números serão fechados somente no dia 30 de junho. Ele disse que, depois das poucas vendas registradas para o Dia das Mães, um plano de estratégia será firmado entre os lojistas para atrair o consumidor através de campanhas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.