Porta-retratos, embalagens personalizadas, almofadas de feltro, artesanato em bijuterias, sabão em barra e sabão líquido, sucos detox, bolos de pote, pirulitos de bolacha. Esses são alguns projetos entre os 25 que estarão em exposição na 12ª edição da Indústria de Talentos, que será realizada pelo Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado – CET/SESI, no dia 03 de junho, das 9h às 11h30 na quadra de esportes da Escola, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710 – Aeroporto.
A Indústria de Talentos é um projeto interdisciplinar e tem como objetivo promover o empreendedorismo. A proposta desenvolvida pela Escola incentiva a criação de projetos inovadores, que trabalha de forma contextualizada ações que visam despertar o espírito empreendedor, por meio de talentos pré-existentes, estimulando, por exemplo, a criatividade na culinária e no artesanato com a produção de produtos.
Neste ano os alunos receberam um desafio diferente. Eles terão que colocar em prática sua visão empreendedora, habilidades de planejamento, negociação, criatividade, liderança, organização e espírito de equipe, tudo isso para criar e colocar em funcionamento uma empresa experimental.
De acordo com a Vice-diretora do CET, Gardênia Cavalcante, os alunos já fizeram todo um estudo prévio sobre empresas e definiram o que estarão vendendo. “O processo esse ano foi todo voltado para construção de uma empresa, desde a abertura até a definição do segmento/ramo em que atuaria, ou seja, quais produtos iriam ofertar na Indústria de Talentos. Foi definido nome fantasia, logomarca, enfim, o foco é fazer com que os alunos entendam esse contexto empreendedor, inclusive trazendo para sala de aula, além da escolha dos produtos que serão vendidos, os custos e qual será o lucro obtido com as vendas”, explicou.
Desde o dia 8 de maio os alunos estão desenvolvendo os experimentos, degustações e amostras antecipadas para entregarem aos clientes um produto de qualidade.
Ainda segundo a Vice-diretora essa edição terá uma novidade, além do setor de decoração e utilidades domésticas, os visitantes terão duas praças de alimentação, uma de comidas saudáveis e outra tradicional.
A exposição é aberta para os pais e a comunidade em geral. Durante o evento os estudantes irão comercializar os seus produtos, o dinheiro arrecadado, será revertido em atividades da Escola.
A ação é desenvolvida com 675 alunos do maternal ao 9º ano nas turmas A e B e, recebe o apoio de 47 colaboradores entre equipe pedagógica, gestores e professores.