Cotidiano

Idosa morre e familiares denunciam falta de ambulância em hospital

As condições de remoção dos pacientes para Boa Vista estariam precárias segundo o familiar

 

Uma senhora de pouco mais de 70 anos de idade morreu na tarde de ontem de parada cardiorrespiratória. Após a morte, os familiares denunciaram a situação de descaso da saúde pública no município de Amajari

Segundo os familiares que não quiseram se identificar com receito de represália, a senhora passou mal no último sábado e quando o médico que a atendeu no Amajari viu que seu estado era grave, pediu imediatamente transferência par Boa Vista.

No entanto, o hospital do município não dispõe de ambulância e a remoção teve que ser feita em uma caminhonete Triton.

“Imaginem uma senhora de pouco mais de 70 anos de idade com problema sério de saúde ser submetida a uma viagem até Boa Vista em uma caminhonete por conta de não ter ambulância no município?”

Segundo o familiar, ao saírem para Boavista, logo depois da saída o motorista percebeu que o veículo não tinha combustível suficiente para realizar a remoção, e retornou para o hospital para poder abastecer o veículo.

“Chegando ao hospital o médico percebendo a gravidade do estado de saúde dela solicitou a ambulância do SAMU mais como o referido veículo também não se encontra em condições muito boas, o médico decidiu ir em seu veículo próprio acompanhado a ambulância até o HGR. Foi uma história surreal e essa demora prejudicou muito o atendimento pois ficamos mais de duas horas para ela receber o tratamento necessário”

Assim que chegou Boa Vista a vítima teve parada cardíaca e logo após dar entrada no hospital em estado grave e morreu menos de 24 horas depois.

“Agora eu pergunto, cadê o recurso que vem todo mês pra saúde do nosso município? Não temos uma ambulância funcionando, a ambulância do SAMU está em estado precário. Não tem como não se indignar com isso. Se não fosse a falta de uma ambulância no hospital poderia ser que ela não tivesse morrido”

OUTRO LADO – A reportagem da Folhaweb tentou entrar em contato com a prefeitura do Amajari mas por ser domingo, o telefone não atendia.