Cotidiano

Chamadas de telefone fixo para móvel ficarão mais baratas a partir do dia 25

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai reduzir, a partir do dia 25 deste mês, as tarifas das chamadas de telefone fixo para móveis. As ligações locais cairão de 16,49% até 19,25% e as interurbanas de 7,05% a 12,01%. Os valores exatos serão definidos pelas próprias operadoras.

A alegação da Anatel é a de que a tarifa da interconexão, que é o custo que uma empresa tem ao ligar para outra rede, tem diminuído desde meados de2014. Mas as empresas de telecomunicações são obrigadas a ampliar as redes de dados, a qualidade dos serviços e do atendimento aos consumidores, ao mesmo tempo em que as tarifas são diminuídas.

Agora que as contas de telefone fixo vão ficar mais baratas, a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, aconselha os consumidores que sempre comparem quanto era cobrado nas faturas anteriores com as novas faturas para confirmar se houve reduções. Ela lembra que, em janeiro deste ano, a Anatel havia permitido um aumento nos planos pós-pagos, o que em algumas operadoras incluíam os telefones fixos.

“A redução deste mês vai ser em cima dos valores de janeiro, nestes casos. O Procon vai fiscalizar esta questão, vai notificar as empresas para que elas nos informem para quanto diminuíram as tarifas. Então, se o consumidor perceber que está pagando a mais, pode entrar em contato com os órgãos de defesa ao consumidor. Nós fazemos audiências com as empresas, até encaminhamos o cliente ao Poder Judiciário em alguns casos”, frisou.

Sabrina Tricot pede que os consumidores não deixem de procurar o Procon, pois esta é a única forma do órgão saber que alguém está sendo lesado. O horário de atendimento é de 8h às 14h, de segunda a sexta, no antigo terminal do bairro Caimbé, na zona Oeste. Os telefones são 3625-6201 e 3625-2219 e o email é [email protected].

MÉDIA – A secretária executiva diz que todo mês são recebidas em média 80 reclamações contra operadoras de telefonia. “Os motivos são falhas no serviço de internet, produtos contratados sem consentimento, como jogos e horóscopos, o recebimento de ofertas que só existem em outros Estados, e serviços que são oferecidos, mas não funcionam”, explicou.

O coordenador de atendimento do Procon Assembleia, Daniel Santos, disse que as reclamações contra telefonia respondem por 70% dos protocolos mensais do órgão, que agrega todo o Estado. Mensalmente são 250 queixas sobre o tema, em média. (NW)

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