Desde sábado, 11, os boa-vistenses têm mais uma opção para fazer as compras de frutas, verduras, plantas… Uma nova feira livre começou a funcionar no Conjunto Habitacional Pérola do Rio Branco, no cruzamento das ruas Uiramutã com Tepequém, no bairro Airton Rocha. A feira será instalada todos os sábados no horário fixo das 6h ao meio-dia.
Os feirantes contemplados são moradores do próprio residencial e ganharam o direito de comercializar os produtos por meio de pesquisa socioeconômica e cadastramentos feitos pelo Programa Braços Abertos. A ideia é fomentar a economia local e garantir emprego e renda para quem está desempregado ou vive com baixo salário.
No local, serão comercializados produtos secos como verduras, legumes, grãos, pães, entre outros. Não está autorizada a comercialização de carnes e peixes, devido à configuração do local. De acordo com Elisabete Soares, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, a feira é resultado de longo trabalho até chegar aos contemplados.
“O objetivo da feira é oportunizar emprego para quem não tem ou complementar a renda de quem ganha pouco. Após a identificação dessas famílias, começamos a trabalhar em reuniões para falar dos conceitos de limpeza, de organização, de padronização e sobre os tipos de produtos que essa feira poderia oferecer”, disse.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) regulamentou a ocupação do espaço público, o Programa Braços Abertos fez o cadastramento e a seleção dos interessados e a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente será responsável pela administração da feira, bem como organização e limpeza. Agora o município administra três feiras livres em Boa Vista: a do Garimpeiro, do Pintolândia e a do Conjunto Pérola.