A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou na manhã desta quarta-feira, 20, o envio de mais uma paciente para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) por meio da UTI Aérea. Conforme a secretaria, esta é a quinta remoções realizada este ano. Em 2015, foram 12 remoções de pacientes providenciadas pelo Governo do Estado.
O veículo utilizado para o translado foi um jato de Suporte Avançado de Vida (SAV). A equipe da UTI Aérea é formada por um piloto, um copiloto, um médico e um enfermeiro. Os equipamentos e instrumentos, com tecnologia de ponta, são disponibilizados a bordo das aeronaves de acordo com as necessidades de cada paciente.
Segundo a diretora do Departamento de Regulação da Sesau, Lidiane Lorenzini, a paciente viaja com um acompanhante e quando chega ao Estado onde será feito o tratamento, outra equipe já está esperando para fazer a transferência para a unidade de saúde. “O Estado oferece total assistência ao paciente removido”, frisou.
SOBRE A PACIENTE
Maria de Lurdes, 64 anos, foi encaminhada para o Hospital Universitário Cajuru, localizado em Curitiba (PR), para realizar uma neurocirurgia. Ela irá realizar uma embolização de aneurisma para combater uma dilatação anormal das artérias cerebrais.
O procedimento ainda não é realizado no Estado e por isso se fez necessária a remoção. Apesar do estado de saúde estável, a paciente tem um quadro delicado que impediu a viagem em um voo comercial comum, motivo pelo qual o Estado providenciou a transferência pela UTI Aérea.
A filha da paciente, Rosângela Alves, ressaltou o empenho da Sesau em relação às providências para o tratamento. “Assim que eu recebi o laudo médico autorizando o TFD, fui diretamente à Sesau e eles já abriram o processo para a transferência. Foi muito rápido, eu não tenho nada a reclamar, tive muito apoio da equipe médica”, contou.
Com informações do Governo do Estado.