Cotidiano

Campus Amajari do IFRR já tem mais de 600 alunos matriculados

Campus Amajari do IFRR já tem mais de 600 alunos matriculados Campus Amajari do IFRR já tem mais de 600 alunos matriculados Campus Amajari do IFRR já tem mais de 600 alunos matriculados Campus Amajari do IFRR já tem mais de 600 alunos matriculados

Recém-eleito como diretor-geral do campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), município na região Norte de Roraima, o professor George Stefson foi entrevistado durante o programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM, no domingo, 19, e tratou sobre a evolução da unidade de ensino desde a sua implantação.

O professor, que foi um dos responsáveis pela instalação da unidade de ensino em 2009, confessou que a missão foi um desafio e que houve muitas dificuldades iniciais na questão educacional, econômica e de recursos humanos, porém a equipe responsável pelo trabalho conseguiu superar as adversidades e hoje comemora os mais de 600 alunos matriculados nos níveis médio, técnico e superior.

Segundo o professor, no início, a equipe costumava ir, de casa em casa para falar sobre a unidade de ensino e convidar os alunos para participarem dos cursos. Agora o Campus já apresenta sinais de excesso de inscrição, com grande número de inscritos nos processos seletivos oferecidos e participação de estudantes de diversas regiões.

“Hoje o Campus Amajari tem os cursos de Agricultura e Agropecuária, e agora partimos também para o primeiro curso superior, de Tecnólogo em Aquicultura. Nós ocupamos um espaço muito grande na região. No ensino a distância, em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (Univirr), nós estamos com um polo no Uiramutã, Chumina, Araçá da Serra, Raposa, Cantá e Truaru da Cabeceira”, disse.

Segundo George Stefson, a criação das unidades a distância foram de extrema importância para dar acesso à educação nas localidades de difícil acesso e que hoje em dia os próprios alunos solicitam a implantação de novos cursos nas unidades. Agora o Instituto atende outros municípios além do Amajari, com turmas de Normandia, Pacaraima e Boa Vista.

“Só há uma forma de a gente alcançar essa população desassistida, que é fazer a inclusão social, que é muito importante hoje em dia, dar a oportunidade para aqueles que não a tem. É importante ter essa visão do Ensino e ter essa participação junto com essas pessoas, porque só sabe das dificuldades quem está lá e vê os problemas”, avaliou o diretor.

O diretor também reforçou que muitos dos alunos assistidos são de alguma das 18 comunidades indígenas próximas às regiões dos polos do IFRR-CAM, o que representa mais de 70% dos estudantes. “A maioria ainda é de alunos homens também por causa da questão cultural. Agora que os pais estão começando a acreditar na instituição e na nossa organização, principalmente por conta da disponibilização dos alojamentos para os alunos”, revelou o diretor.

DOCENTES – O diretor-geral também garantiu que o quadro de 45 professores do Instituto Federal é formado, na sua maioria, por servidores com mestrado e doutorado. Além disso, mais de 80% dos 40 técnicos em Educação também têm curso superior e/ou estão no processo de conclusão.

“Se a gente for fazer uma comparação com os outros campi, acredito que o Campus Amajari tem o maior número de doutores no seu quadro técnico, pessoas altamente qualificadas e compromissadas com aquilo que estão fazendo. Nós estamos montando o nosso laboratório vegetal e animal, que está sendo modelo para algumas comunidades indígenas.

Para continuar com a ampliação do IFRR no Amajari, o diretor também revelou que já estão sendo estudadas novas emendas junto ao Ministério da Educação (MEC) para ampliar os alojamentos dos alunos e até parcerias com o Governo do Estado. “Nós precisamos desse apoio porque estamos fazendo algo que ainda é muito difícil, que é sair da Capital e ir para o interior. O servidor precisa de incentivo e o aluno precisa de um ensino de qualidade próximo ao local onde mora. Com novas parcerias poderíamos ajudar a rede estadual, ampliar o nosso atendimento e atender um número muito maior de alunos que estão distantes”. (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.