Cotidiano

Roraima registra mais de 40 casos suspeitos de contaminação por Zika

Os dados são referentes a partir de fevereiro ao início de abril, do primeiro boletim sobre Zika do Ministério da Saúde

Roraima registra mais de 40 casos suspeitos de contaminação por Zika Roraima registra mais de 40 casos suspeitos de contaminação por Zika Roraima registra mais de 40 casos suspeitos de contaminação por Zika Roraima registra mais de 40 casos suspeitos de contaminação por Zika

A situação de casos suspeitos de Zika é preocupante em todos os estados brasileiros. Em Roraima não é diferente. Entre fevereiro e o dia 2 de abril, foram registrados 44 suspeitas de contaminação pelo vírus Zika no estado.

A informação é do primeiro boletim sobre Zika do Ministério da Saúde. No Brasil, já foram notificadas mais de 91 mil e 300 suspeitas de Zika. A proporção é de aproximadamente 44,7 casos suspeitos para cada 100 mil habitantes.

O vírus é uma preocupação especialmente para as gestantes porque ele pode causar microcefalia no bebê quando ele ainda está na barriga da mãe. Microcefalia é quando a cabeça de uma pessoa tem um tamanho menor do que o esperado para a idade. É uma doença sem cura e que exige cuidados permanentes.

“Nem toda mulher infectada pelo Zika durante a gravidez dará à luz um bebê com microcefalia”, alerta o Ministério da Saúde. A prevenção contra o Aedes aegypti continua sendo a melhor forma de se proteger do Zika e das outras doenças que ele transmite: a febre chikungunya e a dengue.

O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explicou como o mosquito nasce e fala sobre as formas de combate ao inseto.

“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil, é evitando que o mosquito nasça evitando a proliferação dos mosquitos. Ele precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito. Não esqueça também de fazer sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti”, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Com informações da Agência do Rádio.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.