Folha Esports

FOLHA SPORTS 11068

FOLHA SPORTS

ATROPELO TRICOLOR

A equipe comandada por Fernando Diniz entrou com um espírito copeiro diante dos cariocas. Um São Paulo concentrado do começo ao fim e efetivo nas poucas oportunidades que construiu no ataque. Na defesa, foi (quase) perfeito. Quase porque cometeu um pênalti que poderia mudar o rumo da partida. Mas a sorte acompanha os competentes. E o Tricolor viu Vitinho isolar a cobrança e ter a certeza que nada daria errado na noite. No primeiro tempo, o São Paulo adotou a cautela e se defendeu bem. Ao mesmo tempo, não deu muitos espaços para o Flamengo, que pouquíssimo fez para superar Tiago Volpi. Levar o 0 a 0 para o intervalo deu mais confiança para o segundo tempo. E não demorou nem um minuto na etapa final para que a aplicação tática fosse coroada. Luciano recebeu um cruzamento na medida de Daniel Alves e tocou na saída de Diego Alves para abrir o placar e aumentar a vantagem para 3 a 1 (o primeiro jogo havia terminado 2 a 1 para o Tricolor). Nove minutos depois, Luciano apareceu mais uma vez dentro da área para aproveitar um cruzamento na medida de Reinaldo. O Flamengo ficou nas cordas com o 2 a 0 contra e completamente perdido com tamanha efetividade do São Paulo. O pênalti perdido por Vitinho aos 18 minutos foi só uma cereja no bolo do são-paulino, que comemorou pela terceira vez em 2020 uma cobrança desperdiçada pelos flamenguistas. Na vitória por 4 a 1, pelo Brasileirão, Bruno Henrique e Pedro pararam em Tiago Volpi. Cabia tempo para mais um. Pablo, aos 39 minutos, fez o terceiro e fechou a noite mágica. Nos confrontos entre o Tricolor e o Flamengo neste ano, a equipe de Fernando Diniz aumentou para nove o número de gols marcados. Só levou dois. O técnico também saiu do Morumbi de alma lavada. Duramente criticado durante todo seu período no clube, teve o nome cantado pelos torcedores ao fim do jogo, que agora dizem estar fechados com Diniz. Entre amores e ódios nessa relação, o São Paulo de Fernando Diniz desponta como um postulante a acabar com a seca de títulos que assola o time há oito anos.

Luciano São Paulo — Foto:  Miguel Schincariol / saopaulofc.net

Luciano São Paulo — Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net

PROTESTO

A eliminação do Flamengo na Copa do Brasil mexeu com os ânimos da torcida. Após a derrota para o São Paulo, no Morumbi, na noite desta quarta-feira, um grupo de torcedores foi ao aeroporto do Galeão, na madrugada desta quinta, para protestar contra os jogadores, a comissão técnica e a diretoria. A delegação rubro-negra, no entanto, conseguiu desembarcar por outra saída, sem acesso para os manifestantes. Quando o grupo de torcedores conseguiu se aproximar do ônibus do Flamengo, o mesmo já estava de saída. Além disso, as viaturas da Polícia Militar (PM) acompanharam a movimentação. A partida foi a terceira de Rogério Ceni no comando do Flamengo. O treinador estreou justamente no jogo de ida, na última semana, quando foi derrotado pelo São Paulo por 2 a 1, no Maracanã. Para avançar às semifinais da Copa do Brasil, portanto, a equipe precisava vencer, nesta quarta-feira, por dois gols de diferença.

No primeiro tempo da partida, o Flamengo teve o controle de bola, mas não conseguiu chegar com perigo ao gol de Tiago Volpi. O São Paulo, por sua vez, marcou bem, não se expôs e apostou em contra-ataques, mas sem êxito. Já na segunda etapa, Rogério Ceni acionou Everton Ribeiro, titular da seleção brasileira na noite anterior, mas foi o São Paulo quem achou o gol. Em jogadas pelos lados de campo e bobeadas da defesa rubro-negra, o time de Fernando Diniz abriu 2 a 0 em dez minutos e definiu a eliminatória. Vitinho ainda perdeu pênalti, e Pablo fez o terceiro para o Tricolor. Além das partidas contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, Ceni comandou o Flamengo no empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso da equipe, agora, é contra o Coritiba, sábado, às 19h (de Brasília), no Maracanã.

Torcida do Flamengo protesta no aeroporto após eliminação na Copa do Brasil — Foto: Reprodução

Torcida do Flamengo protesta no aeroporto após eliminação na Copa do Brasil — Foto: Reprodução

CONFIRMOU A VAGA

O Ceará até esboçou uma reação, mas o empate por 2 a 2 na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, classificou o Palmeiras às semifinais da Copa do Brasil para enfrentar o América-MG, que eliminou o Internacional. Com a vitória por 3 a 0 no jogo de ida das quartas, em São Paulo, o Verdão entrou leve em campo, abriu mais dois gols de vantagem e viu o rival tentar surpreender no segundo tempo. Raphael Veiga fez os dois gols palmeirenses, enquanto Vina e Tiago Pagnussat marcaram para o Ceará. O Verdão enfrenta o América-MG, que eliminou o Internacional – a equipe mineira venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Beira-Rio, perdeu o segundo, em casa, e levou a vaga nos pênaltis. As semifinais da Copa do Brasil serão disputadas nos dias 23 e 30 de dezembro.

Jogadores do Palmeiras comemoram a classificação na Copa do Brasil — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemoram a classificação na Copa do Brasil — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

GRÊMIO

A vitória do Grêmio por 2 a 0  na quarta-feira confirmou a classificação nas quartas de final da Copa do Brasil e reafirmou o “novo” time para as decisões da temporada. O técnico Renato Portaluppi lidera o Tricolor pela quarta vez às semifinais da competição em cinco disputadas na atual passagem. Em 2016, o treinador assumiu no meio da disputa das oitavas e levou a equipe ao título. Em 2017 e 2019, o Grêmio também chegou à semifinal, mas foi eliminado por Cruzeiro e Athletico, respectivamente. Em 2018, caiu nas quartas, para o Flamengo. A classificação garante um fim de 2020 com decisões. O Grêmio enfrentará o São Paulo em jogos de ida e volta nos dias 23 e 30 de dezembro. Atualmente, são oito vitórias consecutivas e 11 partidas de invencibilidade. 

O Grêmio recuperou o bom futebol a partir da escalação de Matheus Henrique, Jean Pyerre e Darlan juntos no meio-campo. Todos formados em casa e com qualidade técnica para manter a posse de bola e criar pelo chão. Apesar do primeiro gol sobre o Cuiabá ter saído em cruzamento de Pepê para Diego Souza, este artifício tem sido menos usado pelo Grêmio. A presença de Jean e a construção trabalhada com a presença ora dos laterais, ora dos pontas pelo meio ajuda neste quesito. O próprio centroavante tem saído mais da área para ajudar na troca de passes. Em determinado momento do jogo, chegou a ser o responsável por dar amplitude ao time pela linha lateral, com Everton e Victor Ferraz por dentro. Embora isso seja exceção e não regra.

O elenco volta a treinar nesta quinta-feira. O próximo compromisso é no domingo, às 20h30, contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Na semana que vem, começa a disputa com o Guaraní, no Paraguai, das oitavas de final da Libertadores.

Jogadores do Grêmio se reúnem antes de enfrentar o Cuiabá — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Jogadores do Grêmio se reúnem antes de enfrentar o Cuiabá — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

ELIMINADO 

Abel Braga (re)assumiu o Inter num dia, estreou com derrota no outro. E lá se vai uma semana em que quanto mais busca soluções, mais fica sem respostas aos problemas gritados por sua equipe dentro de campo. O “grito” mais recente veio em forma de um breve sopro de esperança. Um suspiro que serviu apenas para aumentar a sensação de decepção e adiar a crise que batia à porta e se instalou de vez com a eliminação para o América-MG nas quartas de final da Copa do Brasil.  Os colorados já davam a queda como certa quando Yuri Alberto marcou o gol da vitória por 1 a 0 no Independência, já no apagar das luzes de quarta-feira. Era o último lance do jogo. E ele só ampliou a frustração com o que viria a ser uma derrota por 6 a 5 nos pênaltis. É até paradoxal. O Inter venceu pela primeira vez com Abel, mas o resultado não só trouxe mais dores do que alegrias como expôs mais dificuldades para a derrocada da equipe.

Thiago Galhardo voltou em voo fretado da Seleção e errou penalidade — Foto: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Thiago Galhardo voltou em voo fretado da Seleção e errou penalidade — Foto: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

LISCA DOIDO FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Foi com sofrimento, reviravolta e até confusão. Mas o América-MG eliminou o Inter e está classificado à semifinal da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, o Colorado marcou o gol da vitória por 1 a 0 no apagar das luzes e levou a decisão das quartas de final no Independência para os pênaltis. E deu Coelho! Thiago Galhardo e Uendel desperdiçaram suas cobranças, e a equipe de Lisca venceu por 6 a 5 para garantir a classificação. Classificado, o América-MG enfrentará o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil. Os duelos da próxima fase serão disputados nos dias 23 e 30 de dezembro.

América-MG x Internacional - Copa do Brasil

América-MG x Internacional – Copa do Brasil (Foto: Mourão Panda / América)

DUELOS DEFINIDOS

Os duelos da semifinal da Copa do Brasil foram definidos nesta quarta-feira. As partidas, de ida e volta, serão realizadas nos dias 23 e 30 de dezembro. Os vencedores das semifinais vão se enfrentar em dois jogos na final, marcados para os dias 3 e 10 de fevereiro de 2021

Grêmio x São Paulo

Palmeiras x América-MG

A taça que será entregue ao campeão da Copa do Brasil — Foto: CBF

A taça que será entregue ao campeão da Copa do Brasil — Foto: CBF

PORTO DE OLHO

De saída do futebol chinês depois de cinco anos, o atacante Hulk pode retornar ao Porto, de onde se despediu em 2012. Ao menos este é o desejo do clube português, que estaria tentando viabilizar a contratação do brasileiro na próxima janela de transferências europeia, em janeiro. A informação é do jornal “A Bola”. Segundo a publicação, o Porto teria dificuldades para manter o patamar salarial que Hulk alcançou na China – um dos principais atletas do país, ele ganharia 20 milhões de euros por ano na Ásia. Portanto, o clube teria como trunfo “o lado emocional”, além do desafio esportivo de tentar levar sua ex-equipe a dias de glória. O teto que o Porto teria para pagar a Hulk seria de 3 milhões de euros anuais.

Hulk está de saída do Shanghai SIPG, onde chegou em 2016 — Foto: Getty Images

Hulk está de saída do Shanghai SIPG, onde chegou em 2016 — Foto: Getty Im

VASCO X SÃO PAULO

Em partida adiada pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco e Fortaleza se enfrentam nesta quinta-feira, em São Januário, às 19h (de Brasília). Os cariocas atualmente estão no 17ª lugar e abrem a zona do rebaixamento, com 22 pontos, dois a menos do que o Leão, 12º colocado. No Z-4 devido à derrota do Atlético-MG para o Athletico-PR na quarta-feira, porém com dois jogos a menos em relação à maioria dos participantes, o Vasco chega com moral após a vitória sobre o Sport no sábado passado, no Recife. Germán Cano e a equipe quebraram jejuns semelhantes. O argentino não marcava há nove jogos, mesmo número de partidas em que o time não vencia no Brasileiro. O Fortaleza não vive bom momento no Brasileirão. Estacionado na tabela, o Tricolor não vence na competição há um mês, quando bateu o Palmeiras em casa. Para mudar a cara do time e incrementar o elenco enxuto, a equipe do técnico Marcelo Chamusca anunciou dois reforços: o meia João Paulo e o zagueiro Wanderson. Os dois chegam para setores mais carentes, porém devem ficar à disposição do Tricolor apenas nos próximos confrontos.

Vasco x Fortaleza — Foto: ge

Vasco x Fortaleza — Foto: ge