Opinião

Opiniao 28 11 2019 9375

Combate ao câncer em Roraima: Uma nova esperança está chegando! Flamarion Portela*

Nos últimos dois anos, cerca de 100 mulheres de Roraima foram diagnosticadas com câncer de mama. E esse número aumentou em 2019.

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 64 novos casos da doença no Estado, um aumento de quase 80% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Em todo o país, a expectativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é que sejam registrados quase 60 mil casos de câncer de mama.

O Ministério da Saúde orienta que toda mulher com 40 anos ou mais, de idade, deve procurar uma unidade de saúde, anualmente, para realizar o exame clínico das mamas. No caso de mulheres entre 50 e 69 anos, deve ser feita pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

E é importante lembrar que nem só o fator idade conta. É preciso levar em consideração também se houve algum caso na família, principalmente quando ocorreu a parentes de primeiro grau, como mãe, tias, primas, irmãs e avós.

Considerando que em Boa Vista existem apenas quatro mamógrafos em funcionamento e apenas um deles está na saúde pública (no Centro de Diagnóstico por Imagem), três no setor privado (sendo que um atende pelo SUS), mas é grande o volume de mulheres que necessitam de buscar um diagnóstico, não existe uma oferta que atenda a tanta demanda no setor público e o atendimento no setor privado é dispendioso e a grande maioria não tem como pagar.

Mas, esse quadro tende a mudar até o próximo ano, com a implantação do Hospital de Amor de Barretos, em Roraima, cuja pedra fundamental foi lançada na última sexta-feira, 22.

A unidade foi viabilizada através de recursos na ordem de mais de R$ 30 milhões, destinados através de emenda parlamentar da ex-senadora Angela Portela e do deputado federal Hiran Gonçalves, que já foram liberados para a Fundação Pio XII, que será responsável pela execução da obra, que deve ficar pronta em torno de um ano.

É importante lembrar que um dos fatores mais importantes no combate ao câncer é a prevenção. A maioria das mulheres de nosso Estado não tem acesso a esse serviço, sobretudo a exames básicos como o Papanicolau ou uma ultrassonografia de mama, e esse centro de diagnóstico precoce, que será construído aqui, vai oferecer tudo isso.

A maioria dos casos de câncer diagnosticados em Roraima, em que precisam de tratamento avançado em outro estado, são encaminhados para Barretos-SP. Com essa nova unidade e o trabalho de buscativa que será feito pela equipe do Hospital de Amor, aqui, vai diminuir também a necessidade de que as pessoas sejam deslocadas para outros estados, longe de entes queridos, dando mais qualidade de vida a essas pacientes.

Ainda não é a solução definitiva, mas o Hospital de Amor já será um grande marco no diagnóstico precoce e tratamento inicial para as mulheres diagnosticadas com câncer em Roraima.   *Ex-governador de Roraima

LULA NÃO ESTAVA SÓ NA PRISÃO!

Luis Cláudio de Jesus Silva*

O condenado mais ilustre do Brasil ficou 580 dias preso em uma cela na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. No entanto, se engana quem pensa que Lula estava só no merecido cárcere. Junto com ele estavam aqueles que, como bonecos de ventríloquo, repetem como mantra as verborreias completamente fora da realidade proferidas por seu “bandido de estimação”. 

Lula saiu da prisão e, depois de tomar cachaça – vício antigo e que já envergonhou a República algumas vezes – subiu num palanque e começou a cumprir as estratégias petistas de polarizar as discussões, acirrar os ânimos e propagar o ódio e a violência. Ou seja, saiu disposto a continuar na prática criminosa, desafiando as leis e a justiça. Como se vê, a cadeia não regenera quem tem por natureza um caráter voltado para o crime. Mas, contrariando aqueles que ainda temem pela popularidade construída a base de mentiras e sustentadas com recursos surrupiados dos cofres públicos após anos de corrupção, eu achei muito bom a soltura do Lula. O país não pode ficar refém do medo da suposta força de um bandido condenado. Já afirmei em outro artigo que a soltura do Lula acabou com o discurso da militância cega do PT e, realmente, essas marionetes agora estão mais perdidos que antes.

Os discursos de Lula mostram que o mesmo saiu da cadeia mais alienado que nunca. Seu discurso radical mostra-se completamente fora de contexto e por isso, além de não encontrar ressonância nem dentro do próprio núcleo criminoso, não tem sido capaz de enganar e arregimentar as massas. Isso explica, pelo menos em parte, o fracasso da caravana de Lula pelo Brasil. Com exceção dos seguidores da própria caravana, poucos são os que comparecem para ouvir suas falácias e seus defasados argumentos. Realmente, no cárcere Lula não lia jornais, não assistia televisão e nem ouvia rádio. Só isso explica um discurso tão desconectado da realidade. Vejo que a evolução tecnológica tem sido avassaladoramente rápida e os 580 dias de cadeia foram suficientes para fazer com que o condenado e seus capachos não conseguissem entender que as notícias correm como o vento e alcançam todos os cantos do país. Nesse novo Brasil, ficou difícil enganar o povo com os sofismas de antes.

Lula e seus bonecos de ventríloquo insistem em pintar um Brasil do tempo em que foram enjaulados, um Brasil do tempo das trevas do governo Dilma Rouseff. Continuam afirmando que vão fazer o Brasil crescer, que vão reduzir a inflação e o desemprego – só não se atrevem a prometer combater a corrupção. Insistem em falsear a verdade e esconder a realidade. No seu malfadado e corrupto governo, o PT nos legou um PIB negativo de 3,5%, uma inflação de quase 6,5% e um desemprego recorde de 12 milhões de desempregados, enquanto nos onze meses de governo Bolsonaro, o PIB cresce entorno de 0,5%, a inflação está em queda e projeta-se em pouco mais de 3%, o mesmo acontece com o desemprego que parou de crescer e começa a se recuperar. E por ai segue o marreteiro das inverdades com seu discurso vazio e mentiroso. Mas, mesmo assim, tem quem ainda insista em repeti-lo, demonstrando o que todos já sabiam: ou Lula não estava só na cela ou a lavagem cerebral fez com que seus seguidores perdessem, se é que algum dia tiveram, a capacidade de reflexão crítica. Todos continuam presos e alienados na “Caverna de Platão”.

Deixem o Lula solto. O Brasil precisa ser passado a limpo. Solto, teremos a oportunidade de mostrar que o Brasil mudou e não aceita mais que o crime organizado se aposse da República. As marionetes petistas acreditam que Lula será candidato, porém esquecem que o condenado é ficha suja e não poderá concorrer, que o mesmo é um velho bandido de 74 anos e que, tirando o Mumm-ra e o Sarney, todos somos mortais. Solto Lula verá a derrocada do seu partido, que deixará em completo abandono e possivelmente será extinto após sua morte natural, mas certa. Tudo por conta do seu egoísmo irresponsável e pelos vícios criminosos com que guiou seus companheiros de corrupção e a massa de marionetes. Lula não se preocupou em criar substituto, em estimular novas lideranças. Só criou “postes” e isso vai acabar com seu bando de salteadores. Assim como arrastou para prisão seus asseclas, também os arrastará para seu túmulo de morto em vida.

*Professor universitário, Doutor em Administração. [email protected]

Veja com os seus olhos

Afonso Rodrigues de Oliveira*

“São os olhos dos outros, e não os nossos, que nos arruínam. Se o mundo inteiro, menos eu, fosse cego, não me importaria com roupas finas e belas mobílias.” (Benjamim Franklin)

O que você faria se não tivesse que se vestir, por exemplo, preocupado com o que irão ver em você? Quando nos preocupamos com o que os outros pensam ou veem em nós, não vivemos para nós. A verdade é que vivemos nossas vidas nos preocupando conosco para os outros. Mude o rumo da canoa. Por que se preocupar com o que os outros querem que você seja? Seja você mesmo, ou mesma, não importa. A vaidade deve vir sempre no prazer de ser o que é. Já falamos por aqui, mais de uma vez, sobre o comportamento do Abraham Lincoln quando um político disse que ele era um político de duas caras. O Lincoln respondeu: “A resposta fica por conta dos senhores. Os senhores acham que se eu tivesse outra cara, iria sair por aí com essa?” Lincoln não era nada bonito, de acordo com o padrão de beleza da sociedade. E daí?

Na verdade, todos nós nos preocupamos com o que veem em nós. Nada natural é não sabermos o que devemos ou deveríamos, mostrar. O que realmente somos sem a preocupação vazia do exibicionismo. Mas vamos maneirar. Não podemos desprezar os olhos dos outros. O que não devemos é preocuparmo-nos com o que eles veem. Procure ser você mesmo em você mesmo. Somos todos da mesma origem. Temos todos, a mesma obrigação racional de sermos racionais. O que exige muito cuidado com o que somos na caminhada para a racionalidade. E nunca seremos racionais se ficarmos perdendo tempo com o irracional. E nada mais irracional do que não saber viver sua própria vida. 

Cante, dance, sorria. Viva a vida inteligentemente, sem preocupações. Apenas fazendo o que deve fazer dentro da racionalidade. Dirigir nossas vidas é muito simples, ainda que difícil. Mas não haveria progresso se não houvesse problemas. Não podemos vencer a batalha sem batalhar. Quando permitimos que os outros vençam por nós, estamos caminhando pelas veredas do fracasso. Mantenha sua postura dentro dos padrões da racionalidade. E para isso precisamos entender o que é ser racional. Ainda não chegamos ao patamar do progresso. Ainda continuamos na caminhada do progresso a regresso. Estamos regressando para o lugar de onde viemos e para onde voltaremos. O tempo que ainda levaremos para alcançar o patamar do pódio vai depender de cada um de nós. Não nos esqueçamos de que no Universo de onde viemos não há unidade de tempo. O tempo que levarmos para nossa volta vai depender de cada um de nós. Então faça sua parte. Somos todos de origem racional. Pense nisso.

*Articulista [email protected] 99121-1460