Política

Temer assina decreto para dar continuidade a Linhão do Tucuruí

A Eletronorte assume a construção do Linhão, com um aporte financeiro de R$ 26 milhões

O presidente Michel Temer assinou nesta quarta-feira, dia 26, o decreto que dá continuidade para a obra do Linhão de Tucuruí, que interligará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIM) a partir de Manaus (AM).

Com a publicação da medida no Diário Oficial da União (D.O.), a Eletronorte assume a construção do Linhão, com um aporte financeiro de R$ 26 milhões, dotação prevista no Orçamento de Investimentos do exercício de 2017, aprovado pela Lei 13.414 de 10 de janeiro deste ano.

Com o decreto em lugar da realização de outro leilão, a execução será feita diretamente pelo governo federal. A empresa privada Alupar, ( 51%), que não tem mais interesse comercial na obra entregou sua parte que será administrada pela estatal brasileira que já possui 49% do consórcio Transporte Energia S.A ( TNE).

Também ficou acertado que vai se agilizar junto ao Ministério da Justiça uma solução nos próximos dias para os empecilhos colocados pela Funai na passagem da linha de energia pela reserva indígena Waimori-Atroari, com o devido licenciamento ambiental. 

A nova proposta a ser levada pela Funai aos indígenas inclui, além do traçado correndo paralelamente à BR-174, que liga Manaus a Boa Vista (que portanto já passa pela terra indígena há mais de 30 anos), vários projetos de desenvolvimento e subsistência que serão benéficos para as comunidades, segundo a Eletronorte.