Política

Suely determina que secretários que pretendem se candidatar deixem o governo

Pela legislação eleitoral, secretários podem ficar nos cargos até abril do próximo ano

A governadora Suely Campos (PP) determinou que os secretários de estado, diretores de instituições e autarquias que porventura desejem disputar cargos nas próximas eleições entreguem os cargos, e se desincompatibilizem do Governo do Estado.

Em entrevista à Folha, Suely afirmou que estes gestores devem se afastar do governo antes da virada do ano, caso queiram concorrer a uma vaga nas eleições 2018. “Quero iniciar o ano com a equipe coesa e trabalhando para concluir a implementação do nosso projeto de governo. Pensar em eleição nesse momento pode tirar o foco do nosso desafio diário, que é reconstruir Roraima”, observou.

Sobre substitutos aos secretários que entregarem o cargo, a chefe do Executivo Estadual informou que somente após eventual pedido de exoneração é que vai analisar caso a caso.

A mudança de secretariado por causa das eleições já começou. O deputado Oleno Matos, que era secretário-chefe da Casa Civil, pediu exoneração do cargo e já reassumiu o mandato na Assembleia Legislativa antes mesmo da orientação da governadora. Ele pretende disputar uma das oito vagas para a Câmara Federal.

O substituto dele ainda não foi nomeado pela governadora. A Secretaria Estadual de Comunicação não confirma, mas estão cotados para o cargo o atual secretário da Fazenda, Ronaldo Marcílio, ou o atual secretário do Gabinete Institucional, Frederico Linhares.

Os secretários que já se lançaram pré-candidatos também serão orientados a deixar o governo. Conforme a Folha apurou, pelo menos dois secretários, entre outros auxiliares, deverão deixar o governo para concorrer a uma vaga nas eleições.

Um deles é o secretário de Saúde, Paulo Linhares, que já manifestou publicamente interesse em concorrer a uma vaga de deputado federal. Linhares já foi vereador por Boa Vista. O Governo do Estado não informou se já houve algum pedido de exoneração.