Política

Recadastramento eleitoral será encerrado nesta quarta-feira

Quem não tirar título de eleitor ou se regularizar até amanhã não poderá votar nas eleições municipais deste ano

O prazo para alistamento, transferências e revisão do título de eleitor para quem deseja votar na eleição deste ano termina nesta quarta-feira, 04 de maio. Caso não compareça nos cartórios até a data limite, o eleitor não poderá votar em outubro deste ano e ainda poderá perder alguns direitos, como a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de identidade, tomar posse em cargo público e não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior.

Os cartórios funcionaram em regime de plantão no último fim de semana e irão continuar o atendimento no horário de 8h às 15h, nos cartórios eleitorais. Em Boa Vista, quem mora a partir do bairro Buritis, em direção aos demais bairros da zona Oeste, deve procurar a 5ª Zona Eleitoral (ZE), na Avenida Nazaré Filgueiras, n.º 2077, bairro Pintolândia. Quem mora a partir do bairro Pricumã em direção ao Centro deve se deslocar até a 1ª ZE, localizada na Avenida Santos Dumont, n.º 760, São Pedro, zona Leste.

Nos municípios de Caracaraí (2ª ZE), Alto Alegre (3ª ZE), São Luiz do Anauá (4ª ZE), Mucajaí (6ª ZE), Pacaraima (7ª ZE) e Rorainópolis (8ª ZE) o atendimento será no respectivo cartório eleitoral.

Em São João da Baliza, a equipe da Justiça Eleitoral está atendendo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa da Família. No Cantá, os eleitores serão atendidos na Escola José Aureliano da Costa. Em Bonfim, o posto de atendimento será no Fórum Ruy Barbosa. Em Normandia, será na Escola Mariano Vieira. No Amajarí, na Escola Ovídio Dias de Souza. No Uiramutã, na Escola Joaquim Nabuco.

Os únicos municípios que não estão inclusos no calendário são Caroebe, cujo cadastramento biométrico foi realizado no período de 04 a 20 de abril, e Iracema, onde os eleitores foram cadastrados biometricamente em outubro do ano passado.

DOCUMENTAÇÃO – Para requerer o título de eleitor, o interessado deve apresentar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado (acompanhados de cópia). Homens maiores de 18 anos devem levar o certificado de quitação do serviço militar obrigatório.

Para transferir o domicílio eleitoral ainda é necessário apresentar o título de eleitor e o requerente deverá ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.