Política

Presidente do partido de Suely Campos não descarta aliança com adversário

Hiran Gonçalves afirmou que continua apoiando a reeleição de Suely Campos, mas que não deixará de conversar com políticos opositores ao governo

Um fato inusitado movimentou os bastidores da política na noite do feriado do Dia da Consciência Negra. O deputado federal Hiran Gonçalves, presidente regional do PP (Partido Progressista), postou em sua rede social uma fotografia ao lado do ex-governador Anchieta Junior (PSDB), a quem chamou de “meu grande amigo”.

O PP é o partido da governadora Suely Campos, que já se posicionou como pré-candidata a reeleição para o Governo de Roraima. Opositor de Suely, o ex-governador Anchieta Junior já anunciou sua pré-candidatura ao governo, se dizendo firme no propósito de voltar a comandar o Estado.

“O povo está cansado da política, do vale tudo, do nós contra eles. É preciso construir caminhos alternativos, novas formas de encarar os problemas, novas composições que possibilitem enfrentar os desafios que são gigantescos. É sempre uma satisfação estar com Anchieta Júnior, que tem uma extensa lista de serviços prestados para o nosso Estado”, disse Hiran na legenda da foto, que recebeu 895 curtidas e teve 22 compartilhamentos, mas foi bastante criticada pelos internautas.

Em conversa com a reportagem da Folha, Hiran afirmou que tem uma amizade longa com Anchieta e que sempre conversa sobre política com ele. “Agora, nesse momento em que se começa a construir as possibilidades futuras da política, nós conversamos com todos, e a conversa girou em torno do que se pretende, do que o eleitor quer, o que se pode fazer para tentar melhorar, se há uma viabilidade de caminharmos juntos ou não. Enfim, todas essas coisas que normalmente os políticos conversam. Nós todos estamos conversando com todos e eu não seria uma exceção, porque em eleição a gente não se elege só, se elege sempre tentando construir um grupo que possa ter objetivos semelhantes. Eu publiquei a foto, pois além de político, o Anchieta é meu amigo e tenho por ele um grande carinho”, disse.

Sobre a possibilidade de que as conversas possam gerar ruído com o atual governo, por conta da candidatura de Suely Campos, Hiran Gonçalves afirmou que não acredita nisso, visto que sempre foi muito transparente em relação a sua atuação política. “Eu poderia não publicar nada e ficar conversando às escondidas com as pessoas. Ninguém discutiu a questão de cargos e nem nada disso, não tem nada a ver. Eu já fui muito claro quando falei que tenho um compromisso e que a vaga de candidato ao governo pelo PP só não será de Suely Campos se ela não quiser. Todo mundo conversa em política, inclusive a governadora, que já conversou com lideranças que me fazem oposição e isso é normal, faz parte do jogo político. A gente tem que conversar para tentar construir alianças e acordos. É hora de descobrir quais os melhores caminhos. As pessoas estão muito ansiosas com tudo, mas eu estou tranquilo, pois sempre fui muito transparente”, comentou.

Hiran negou que o fato de conversar com adversários políticos de Suely Campos possa trazer mudanças no contexto eleitoral. “Temos uma eleição de 45 dias. Janeiro será o recesso e, em fevereiro, começam os trabalhos legislativos e as conversas ficam mais intensas e vão se formar as coligações que vão disputar as eleições. Esse caos e frisson em relação a conversas fazem parte da política e vai aumentar conforme a eleição fica mais perto. A governadora vem à Brasília e vamos nos encontrar para conversar”, afirmou.

ANCHIETA – A reportagem da Folha conversou com o ex-governador Anchieta Junior, que vai se pronunciar nesta quarta-feira sobre as possíveis alianças políticas de seu partido em Roraima.