LEGISLATIVO MUNICIPAL
Câmara de Vereadores retoma trabalhos após recesso parlamentar
Gostei (0) Não gostei (0)
Sessão solene acontece hoje e marca o início das atividades da 12ª legislatura da Casa
Por Folha Web
Em 06/02/2018 às 01:25
Sessão iniciará às 9 horas no Plenário Estácio Pereira de Mello (Fotos: Danielle Silva/Secom-CMBV)

Após o recesso parlamentar, os vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) retornam aos trabalhos do primeiro período legislativo de 2018 nesta terça-feira, 6. Dos 21 parlamentares, 16 estão exercendo a função de vereador pela primeira vez.

A sessão solene que marca o início das atividades da 12ª legislatura contará com uma vasta programação, a partir das 9 horas, no Plenário Estácio Pereira de Mello, mas não haverá deliberação de projetos de lei, porque eles precisam ser anunciados na sessão anterior à que serão discutidos.

A solenidade deveria ser realizada no último dia 2, conforme o Regimento Interno da Casa, mas, segundo o presidente Mauricélio Fernandes (MDB), a Câmara seguiu a decisão do Congresso Nacional de recomeçar os trabalhos nesta semana, pois o dia 2 caiu numa sexta-feira. “A realização da sessão solene no dia 2 de fevereiro, sem que fosse possível deliberar sobre quaisquer temas, traria a necessidade de gastos inoportunos. Estamos seguindo o que o Congresso fez e atendendo o “melhor interesse da coletividade”, explicou.

PROGRAMAÇÃO - A sessão desta terça será dividida em partes solene e ordinária. Para o evento, a Câmara convidou representantes da Prefeitura de Boa Vista, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), dos Ministérios Públicos do Estado (MPE-RR) e de Contas (MPC-RR).

Conforme a programação, o primeiro-secretário da mesa diretora, vereador Rômulo Amorim (PTC), fará a verificação de quórum e o presidente irá declarar aberto o evento. O presidente da Câmara abrirá oficialmente o período legislativo, e o vereador e pastor Manoel Neves (PRB) fará uma oração para “abençoar” o ano.

A prefeita Teresa Surita (MDB) ou um representante lerá a mensagem do Executivo aos parlamentares, fechando o momento solene do evento, e abrindo rito ordinário da sessão. Neste rito, Mauricélio Fernandes conduzirá os trabalhos e fará a chamada dos inscritos para os discursos, e a leitura da ata e dos expedientes - esta que inclui as indicações (sugestões à Prefeitura de Boa Vista).

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Mauricélio Fernandes (MDB), disse que a Casa continuará a trabalhar com disponibilidade e celeridade neste segundo ano. “Os vereadores trabalharam muito no ano de 2017 e eu vejo a mesma disponibilidade e a mesma disposição de todos para com a população boa-vistense”, declarou.

Ele destacou que a nova Legislatura priorizou as sessões itinerantes, realizadas nove vezes no ano passado. “Temos bastantes solicitações de moradores de diversos bairros querendo que a Câmara vá até a população, até os bairros. Então, nós iremos continuar com as sessões itinerantes, uma vez que elas vêm trazendo resultados”, disse o presidente.

Castro disse: Em 06/02/2018 às 12:03:38

"Tem qui reduzir essa cambada de num faz nada para 3 vereadores apenas vamos deixar de jogar dinheiro fora povo"