Saúde e Bem-estar

Variante Delta chega ao Amazonas; seis casos foram confirmados

Quatro pacientes apresentaram esquema vacinal completo contra a covid-19

A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou a seis casos de Covid-19 pela variante Delta. As autoridades locais afirmam que estão na fase de busca ativa de novos casos para combater a disseminação da linhagem no estado, localizado na fronteira com Roraima. 

Dos seis casos confirmados, quatro moram em Manaus (duas mulheres, de 40 e de 41 anos, e dois homens, de 16 e de 74 anos) e dois em Maués (duas mulheres de 35 e de 59 anos). 

Os pacientes apresentaram febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse, coriza, dor muscular e de cabeça. As pessoas que testaram positivo relataram terem viajado aos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ou terem tido contato com parentes que estiveram nesses dois últimos estados.

Quatro pacientes apresentaram esquema vacinal completo contra a Covid-19, um estava com a aplicação da primeira dose e um não havia sido vacinado. 

De acordo com a diretora-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Tatyana Amorim, os seis casos positivos de Covid-19 pela variante Delta não necessitaram de internação hospitalar. “Dos seis pacientes, cinco não possuem comorbidades (doenças preexistentes) e evoluíram para cura. Um dos pacientes tem asma e está sendo submetido a tratamento domiciliar”, detalha.

Os pacientes foram identificados a partir do monitoramento da Vigilância Genômica, realizado a partir de coletas de amostras de exames de RT-PCR, por amostragem, nas unidades de saúde das redes pública e privada de Manaus.

Vacina

Apesar do diagnóstico em pessoas vacinadas com as duas doses, a instituição recomenda que a população não deixe de se vacinar, completando o esquema vacinal para reduzir a possibilidade de agravamento de casos da doença.