Saúde e Bem-estar

Saiba como aproveitar o valor nutricional de frutas regionais

Consumir manga, jambo, caju e outras frutas de fácil acesso em Roraima aumentam a imunidade e a qualidade de vida

Quem mora em Roraima tem o privilégio de ter acesso a diversas frutas de forma prática e gratuita. As tradicionais casas com grandes árvores como jambeiros, cajueiros e mangueiras oferecem à vizinhança os frutos que possuem importante valor nutricional, e que podem ser aplicados no dia a dia para uma alimentação saudável. 

A nutricionista Maria Aparecida Assis conversou com a Folha sobre os nutrientes que essas frutas oferecem. 

“A manga é rica em vitamina C, vitamina A e é riquíssima em fibra. No consultório, recebemos muitos pacientes com constipação e a manga pode ajudar. Já a vitamina C é antioxidante e favorece a renovação celular”, destacou. 


Frutas locais podem ajudar na regulação do intestino por serem ricas em fibras (Foto: Isabella Cades/Folha BV)

Já o jambo é rico em vitaminas do complexo B. “Ele é rico em vitaminas do complexo B, então ele tem vitamina B12 que é uma vitamina importantíssima para nossa saúde cardiovascular, para o funcionamento do nosso corpo como um todo”, disse a especialista. 

O caju, por sua vez, também é rico em fibras, vitamina C, zinco e ferro. 

Incluindo as frutas no cotidiano

É comum relacionarmos alimentação saudável com frutas como maçã, kiwi, laranja e entre outros. Maria Aparecida afirma que as frutas locais também podem ser opções para uma dieta nutritiva, equilibrada e de baixo custo.

“Geralmente não se faz essa ligação com as frutas regionais, né? É interessante mostrar que a maioria das frutas têm os mesmos nutrientes. Cálcio, ferro, fósforo, magnésio…Como por exemplo, a gente tem carambola, ingá, pitomba, ata, acerola, jaca… nós aqui da região norte temos uma grande vantagem em relação ao resto do país”, frisou.

Incluir essas frutas na alimentação ajuda a ter um estilo de vida mais saudável e de baixo custo, além das vantagens para o organismo de cada um.

Além da própria fruta em si, há outras maneiras de inserir os nutrientes na alimentação. “Você pode fazer um suco, ou uma sobremesa como um mousse… e colocar na salada também, no caso da manga”, afirmou Maria. 

A especialista disse também que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que sejam consumidas de três a cinco frutas por dia. “Para termos resultados, é algo que tem que ser rotineiro. Então a gente tem que fornecer pro nosso corpo bons alimentos para que o nosso corpo se torne mais saudável, mas é uma construção. Então, se eu como bons alimentos eu vou ter uma imunidade melhor, mas isso não é do dia pra noite, né? São as escolhas diárias que a gente vai fazer, que vai fazer com que a gente se torne saudável”, frisou a nutricionista.


O caju, por sua vez, é rico em fibras, vitamina C, zinco e ferro (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)