SAÚDE

Qual a diferença entre atividade física e exercício? Entenda

Entenda a diferença

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis existe a diferença entre os dois termos (Foto: Raisa Carvalho)
Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis existe a diferença entre os dois termos (Foto: Raisa Carvalho)

Muita gente acha que o termo atividade física e exercício é a mesma coisa, mas você sabia que na verdade existe uma diferença entre os dois? A diferença está principalmente em uma questão de planejamento.
Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, o exercício é o ato de exercitar ou exercer; ou ainda, uma ação ou uma série de ações corporais, ideadas e prescritas para a prática regular ou repetida como meio de melhorar a saúde e a aptidão física.
Ou seja, o exercício físico ocorre quando há um planejamento, uma escolha do que fazer, quando há repetição e intensidade, organizadas com objetivo de melhorar o desenvolvimento e funcionamento do corpo. O exercício pode ser ainda coletivo, tipo uma partida de futebol, ou singular, como uma corrida.
Já a atividade física é todo e qualquer movimento que faz o músculo funcionar, por exemplo, subir as escadas ao invés de usar o elevador ou caminhar até o trabalho. Essa movimentação pode ser considerada uma atividade física, mas não um exercício.
Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividade física semanalmente para adultos entre 18 e 64 anos, para melhoria da saúde. A orientação é de prática de atividade aeróbica moderada entre 2h30 a 5h por semana ou uma atividade física aeróbica mais intensa por cerca de 1h25 a 2h30.