Saúde e Bem-estar

Pacientes que precisaram de UTI precisam fazer check up detalhado

Dados mais recentes têm mostrado que os danos mais graves do novo coronavírus podem ser ao coração.

Inicialmente a covid-19 foi entendida como uma doença pulmonar. Logo ficou claro, porém, que se trata de uma enfermidade sistêmica, que ataca praticamente todos os órgãos e funções do corpo. De acordo com o médico cardiologista Bruno Wanderley, dados mais recentes têm mostrado que os danos mais graves do novo coronavírus podem ser ao coração.

“Existe uma pesquisa que estuda se os sintomas e sequelas pós covid atingem o coração, ou se é devido o fato do paciente ter passado cerca de duas semanas sem se mexer. Hoje em dia toda sequela tem se atribuído a covid, desde que a pandemia começou, muitas pessoas tem qualquer queixa e já acham que é devido a covid. Mas não se dão conta, que não tem uma atividade física em dia e uma boa alimentação. Como médico, devemos sempre incentivar as atividades físicas, mesmo durante a pandemia, seja em casa, ou em lugares abertos com pouca circulação de pessoas. ”disse.

O coração após COVID

Quando o assunto é o coração, o principal alerta é em relação à possibilidade do paciente desenvolver miocardite, que é uma inflamação do músculo do coração, que pode causar arritmia e insuficiência cardíaca.

Pacientes com doenças cardíacas anteriores não podem interromper o acompanhamento médico.