Saúde e Bem-estar

Médico lista bons hábitos para manter a saúde em dia

Muitas promessas para o ano novo costumam ocorrer apenas no início do ano. Médico dá dicas para manter o projeto saúde por mais tempo

A virada do ano novo inspira muitas pessoas a fazerem mudanças, um estímulo para dar início a um novo projeto, entre elas, aqueles hábitos ligados a saúde. Algumas mudanças simples como começar uma atividade física, criar um novo hobby e incluir alimentos mais saudáveis na dieta. Porém muitas promessas feitas logo acabam sendo abandonadas. O médico César Penna dá dicas para manter a saúde em dia por mais tempo. Confira

Alimentação saudável

Inclua peixes, verduras e legumes na dieta (Foto: Divulgação)

De acordo com o endocrinologista César Penna, uma vida saudável começa com alimentação. “Uma dieta equilibrada inclui frutas, verduras e legumes. A dica é aderir grãos integrais, peixes e evitar alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar. Evitar o excesso de bebidas alcóolicas também é fundamental” reforça.

Faça atividades físicas

Aliada a alimentação, está a prática de atividades físicas. “Nessa época do ano, uma das promessas mais feitas é a de emagrecer e criar uma resistência física melhor, mas o hábito costuma ocorrer apenas no começo do ano, e em seguida abandonada. Para evitar o abandono, a dica é procurar atividades físicas que possam facilmente ser incluídas em sua agenda, além de buscar atividades que tenham a ver com a sua personalidade” explicou.

Abandone o cigarro

Abandonar o cigarro também é uma das promessas costumeiras. “Essa é a hora de se inspirar para abandonar os hábitos prejudiciais. Não precisa ser radical, faça mudanças pequenas trabalhando um hábito de cada vez. Ter em mente que fumar não faz bem para a saúde e querer mudar isso já é um começo” ressalta.

Dormir bem

Uma mudança simples que pode trazer bons benefícios para a saúde é dormir bem. Segundo o médico, insônia pode causar stress e ansiedade. “A atividade física também irá contribuir para uma boa noite de sono, outras dicas como evitar usar o celular ou assistir televisão antes de dormir também deixam a pessoa mais relaxada e preparada para o sono” disse.

Evite a automedicação

Mesmo os sintomas mais comuns como a dor de cabeça e gripe podem ser sinais de um problema maior. “Evite medicar-se por conta própria e mantenha os exames em dia, fazer um check up por ano pode diagnosticar doenças com antecedência e muitas vezes são essenciais para não comprometer um tratamento. Procure sempre um médico” diz Penna.