BOM PARA O CORAÇÃO E PARA A DIGESTÃO!

Confira 5 benefícios da semente de gergelim para a saúde

Além de antioxidante, semente de gergelim tem efeito anti-inflamatório e fortalece os ossos. Saiba mais...

Estudos apontam que gergelim pode agir na prevenção à osteoporose - Foto: Reprodução/Internet
Estudos apontam que gergelim pode agir na prevenção à osteoporose - Foto: Reprodução/Internet

Se você costuma comer pão com gergelim ou pratos asiáticos que levam a semente como ingrediente, você pode estar se beneficiando mais do que imagina. As pequenas sementes, embora muitas vezes ignoradas, são um verdadeiro tesouro nutricional. Vários estudos científicos têm mostrado a variedade de benefícios que essa semente pode trazer para a saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



1. Rica em Antioxidantes
O gergelim é uma excelente fonte de antioxidantes, que são substâncias que ajudam a combater os radicais livres no corpo, prevenindo o envelhecimento celular. Um estudo publicado na “Journal of Medicinal Food” revelou que os compostos do gergelim têm propriedades antioxidantes significativas.

2. Boa para o Coração
As sementes de gergelim são ricas em ácidos graxos, particularmente o ácido linoleico e o ácido oleico. De acordo com o “Journal of Nutrition and Metabolism”, estes ácidos graxos podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, o “colesterol ruim”, protegendo assim a saúde cardiovascular.

3. Fortalece os Ossos
O gergelim é uma fonte rica em minerais, especialmente cálcio, que é vital para a manutenção da saúde óssea. Um estudo do “International Journal of Food Sciences and Nutrition” demonstrou que a ingestão regular de gergelim pode ajudar na prevenção da osteoporose.

4. Auxilia na Saúde Digestiva
A fibra presente nas sementes de gergelim pode ajudar a melhorar a digestão e combater a constipação. Estudos publicados no “World Journal of Gastroenterology” destacaram os benefícios da fibra alimentar presente no gergelim para o trato gastrointestinal.

5. Efeito Anti-inflamatório
Devido à presença de compostos como a sesamina e a sesamolina, as sementes de gergelim têm propriedades anti-inflamatórias, conforme evidenciado em pesquisas do “European Journal of Pharmacology”[^5^].

Dicas para incorporar as sementes de gergelim na dieta

  1. Tahine: É uma pasta feita de sementes de gergelim moídas, amplamente usada na culinária do Oriente Médio. Pode ser usada em molhos, sopas ou para fazer homus.
  2. Granola: Adicione sementes de gergelim em sua granola caseira para um toque crocante e nutricional.
  3. Saladas: Polvilhe sementes de gergelim torradas sobre saladas para enriquecer o sabor e a textura.
  4. Pães e Biscoitos: Adicione ao preparo de pães integrais, biscoitos e bolachas.
  5. Smoothies: Moa sementes de gergelim e adicione ao seu smoothie matinal.

Ao adicionar o gergelim à sua dieta, você não só enriquece seus pratos em sabor, mas também aproveita uma série de benefícios para a saúde. Vale a pena explorar novas maneiras de aproveitar essa semente milenar em sua culinária diária.