Saúde e Bem-estar

Como usar as férias escolares para melhorar o desenvolvimento das crianças

Veja quatro atividades para auxiliar seus filhos no desenvolvimento humano

Com a chegada das férias escolares, as crianças – especialmente, as menores, de 0 a 6 anos – ficam um pouco desamparadas quanto à aprendizagem. E, apesar desse período representar uma folga dos estudos para descansar, o aprender pode ser algo simples e divertido a se fazer, mesmo que dentro de casa, durante a pandemia.

A verdade é que os primeiros anos das crianças passam rápido, mas são muito valiosos para desenvolver a concentração, o foco e a maneira de se conectar com o mundo. Assim, o tempo de férias também é importante para estimular o aprendizado, e isso não precisa ser algo monótono e cansativo.

Ter as crianças em casa é um bom momento para criar vínculos e exercitar o desenvolvimento como ser humano. Dessa forma, separamos quatro atividades para fazer com os pequenos que misturam brincadeiras com educação. Confira!

Contato com a alimentação saudável

Estimular as crianças a terem contato com uma alimentação saudável é muito importante, e isso pode ser feito com facilidade dentro de casa. Além de fomentar uma dieta nutritiva, uma ideia criativa é trazer os filhos para a cozinha. Garantir o contato com o alimento desde cedo pode desenvolver uma série de benefícios aos pequenos, o que também contribui para a formação humana. 

Assim, é válido cozinhar com eles e repassar tarefas que sejam adequadas à idade. Pode ser algo simples: desde sovar uma massa, fazer um bolo, até cozinhar alimentos. O ideal é sempre garantir que as atividades sejam supervisionadas, para que não haja risco.

Incentive a autoestima desde cedo

Atividades que trabalham a autoestima das crianças são muito importantes e podem ser feitas desde cedo. Criar brincadeiras que favoreçam a autoimagem e destaquem o reforço positivo podem ser grandes aliados para evitar alguns transtornos mentais no futuro, além de contribuir para o desenvolvimento das crianças.

Faça desfiles de moda, maquiagens, fantasias, etc. Permitir que os pequenos fiquem à vontade com o que mais gostam e incentivá-los a serem eles mesmos são práticas muito importantes.

Favoreça o contato com a Terra

Crianças que estão em maior contato com a natureza se tornam adultos mais conscientes de seu papel no planeta. Criar hábitos desde cedo de forma divertida pode auxiliar os pequenos a serem mais responsáveis com as modificações que causam. Uma ótima maneira de começar é brincar de coleta seletiva, criar um jardim ou uma horta e ensinar o uso consciente da água.

E vale dizer que não é necessário morar no campo para que isso aconteça: um simples feijão plantado no algodão já faz toda a diferença.

Incentive a leitura

São inúmeros os benefícios de ler para uma criança, e isso pode ser feito desde cedo: separe um momento do dia para ler com seus filhos, procure histórias adequadas a cada idade e exerça o poder da imaginação. É válido também fazer com que eles escolham as histórias: apresente diferentes capas e deixe-os escolher o conteúdo!

É válido lembrar que nenhuma dessas práticas substitui a necessidade de ter um acompanhamento escolar. Mas algumas das atividades para educação infantil facilitam o processo de aprendizagem e contribuem (muito!) para o desenvolvimento social e interpessoal das crianças.