Saúde e Bem-estar

Blitz da amamentação leva conhecimento sobre o aleitamento materno

Uma série de atividades estão sendo realizadas durante o mês de agosto

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth realizou durante o mês de agosto a Blitz da Amamentação, iniciativa que integra a programação estadual alusiva ao Agosto Dourado, mês voltado ao aleitamento materno no âmbito da saúde.

“A campanha reforça o papel e o incentivo do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, que também se estende até os dois anos ou mais de idade, com apoio e mobilização da rede de saúde, Estado e sociedade”, ressaltou a assistente administrativa do Departamento de Ensino, Pesquisa e Divulgação da Maternidade, Fernanda Leal.

A ação desta sexta-feira, 12, envolveu alunos de fisioterapia da Faculdade Cathedral e orientou mães sobre a importância da amamentação.

“Fazemos esse trabalho no intuito de preparar os acadêmicos, futuros profissionais, para trabalhar com as mães, estimular o aleitamento materno e desmistificar o mito perante a amamentação. Então eles fazem esse trabalho de orientação para prevenir alguns traumas e estimular as futuras doadoras [de leite materno]”, contou a fisioterapeuta e professora da instituição de ensino, Rosana Coeli Carneiro.

A dona de casa Adrhya Helena Matos, de 19 anos, ficou muito satisfeita com as orientações dos estudantes. Ela afirmou que vai levar em consideração todas as informações para cuidar do primeiro filho, o pequeno Gabriel Eduardo.

“É tudo muito novo, uma experiência diferente e muito incrível. Hoje tive uma aula básica de como dar de mamar, muito importante a pegada correta para que não ocorram problemas futuros com bico do peito para não rachar. Achei muito interessante a maneira que me explicaram e pude compreender bem como deve ser feita a amamentação”, relatou.

A estudante Jennifer Brasileiro orientou Adrhya, e como mãe, se sente feliz em ajudar outras mulheres em suas dificuldades com a maternidade. “Eu tive um contato com uma mãe que não conseguiu amamentar, mas aí com a orientação o bebê conseguiu pegar o peito. Acho bem importante termos esse contato com as mãezinhas pra ajudar ela nesse momento, na primeira amamentação”, explicou.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

16.08 (terça-feira) – Blitz de Amamentação com acadêmicos da UFRR (Universidade Federal de Roraima);

17.08 (quarta-feira) – Capacitação: A Importância do 4º Passo na Sala de Parto e no Centro Cirúrgico;

19.08 (sexta-feira) – Blitz de Amamentação com a Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica;

22.08 (segunda-feira) – Orientações sobre Amamentação para Gestantes da Maternidade: O papel da equipe multiprofissional;

23.08 (terça-feira) – Blitz de Amamentação com alunos do Ceterr (Centro de Educação e Técnica Especializada de Roraima);

23 e 24.08 (terça e quarta-feira) – Curso sobre Manejo Clínico no Aleitamento Materno promovido pelo IHAC (Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos);

26.08 (sexta-feira) – Blitz de Amamentação com a Liga Acadêmica de Enfermagem Obstétrica de Roraima;

30.08 (terça-feira) – Blitz de Amamentação com acadêmicos do Centro Universitário Estácio da Amazônia;

30 e 31.08 (terça e quarta-feira) – Curso de Sensibilização ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru.