Saúde e Bem-estar

Alimentação nas festas de fim de ano não precisa ser restrita

O nutricionista Maiky Lucena explica que as pessoas não devem ter receio de aproveitarem a refeição natalina junto com a família e amigos

O período de fim de ano traz festas com uma variedade de pratos e mesa farta. Mesmo diante das comemorações em volta dos alimentos, muitas pessoas desejam seguir uma dieta restrita, deixando de comemorar a ceia de natal, por exemplo.

O nutricionista Maiky Lucena explica que as pessoas não devem ter receio de aproveitar a refeição natalina junto com a família e amigos.

“É hora de celebrar e de se permitir comer o que você gosta, pois o momento é de celebração. Lembrando que se você se cuida durante o ano todo, não vai ser aquele momento da ceia de natal que poderá fazer com que você deixe de lado sua saúde, pois não é algo rotineiro”, ressalta.

Apesar disso, o especialista ressalta que existe um grupo de pessoas que devem ter uma atenção ao ingerir alimentos nesse período.

“Diabéticos, hipertensos e quem tem doenças intestinais, estão no grupo de risco, daqueles que devem ter atenção. Quem possui diabetes é quem precisa estar mais atento, porque a maioria dos pratos típicos do natal são doces. Para os hipertensos, o controle é regulado, por não ter tantos alimentos salgados como churrasco, por exemplo”, frisa.

Segundo o nutricionista, a refeição das pessoas, nessa época, deve conter o mínimo possível de alimentos industrializados.

“Selecionar em maior quantidade produtos naturais, sem excesso de adocicados como refrigerantes, doces e sucos industrializados, pois eles têm um teor de açúcar muito elevado” comenta.

Maiky pontua sobre o que pode ser feito por quem sentir que exagerou na ceia de natal por sair da sua rotina de dieta.

“Ingerir água é importante para desintoxicar o corpo, chás, frutas, verduras, saladas cruas também são essenciais nessa fase. O emocional também deve ser controlado, não sentindo medo de ingerir alimentos na ceia”, argumenta.

Lucena ainda comenta sobre os cuidados essenciais que todos devem ter independentemente da época do ano.

“Atividade física, boa alimentação e uma conexão espiritual são importantes para que as pessoas possam aprender a se cuidar mais, tirando um tempo para si próprio. Esses três são aliados para o bem-estar”, diz.

Já conhece o GuiaSaúde Folhabv? Os melhores profissionais de saúde já estão em Roraima e você os conhece clicando aqui.