Política

Senador solicita ação para prorrogar auxílio emergencial

Anúncio foi realizado nessa quinta-feira (04) em sessão remota

Durante sessão remota, realizada nesta quinta-feira, 4, o senador Telmário Mota (PROS-RR) anunciou ao Senado Federal solicitação de Ação Civil Pública à Defensoria Pública da União, no sentido de prorrogar o pagamento do auxílio emergencial, e em caráter de urgência, para Roraima e para o Brasil.

Para Telmário, o colapso do sistema de saúde em Roraima, assim como aconteceu em Manaus, causado pelo novo surto de Covid-19, é gravíssimo e leva, mais uma vez, o estado a uma situação de enorme vulnerabilidade socioeconômica, além da perda crescente de vidas.

“A prorrogação do auxílio emergencial é urgente para todos os brasileiros, mas para o meu querido estado de Roraima, assim como todo o Norte do país, é ainda mais vital, considerando essa catastrófica situação, causada pela segunda onda da Covid-19. Recebemos diariamente pacientes do estado do Amazonas, além dos milhares de venezuelanos. Contabilizamos o enorme prejuízo social e econômico, causado pela Operação Acolhida, que não teve a compensação devida, para equilibrar a prestação de serviços públicos. A nossa principal matriz econômica ainda é o “contracheque”, questões como dos garimpos, madeireiros, fundiária e independência energética ainda não foram solucionadas”, justificou Telmário, ao demonstrar a perigosa e triste fragilidade social do seu estado.

De acordo com o ofício, é necessária e indispensável a proteção social da população, por meio da prorrogação do Auxílio Emergencial, para que as pessoas mais necessitadas também possam realizar o isolamento social, sem colocar em risco sua sobrevivência e de suas famílias.

“Portanto, justifica-se a solicitação de uma Ação Civil Pública, para o pagamento do Auxílio Emergencial à população mais vulnerável de Roraima, como forma de compensação para aqueles que perderam, ou diminuíram substancialmente, a sua renda em razão dos efeitos da pandemia”, concluiu Telmário.