Política

Salário de janeiro será pago nos dias 12 e 13 de fevereiro

O governador Antonio Denarium (PSL) anunciou ontem, 25, que o pagamento dos salários dos servidores estaduais será feito nos dias 12 e 13 de fevereiro. Ele não informou, porém, quais categorias serão as primeiras a receber.

Com o pagamento na terceira semana de fevereiro, o salário dos servidores estaduais tem novo atraso, já que deveria ser pago no quinto dia útil do mês.

A informação foi divulgada após reunião do governador com representantes de sindicatos de diversas categorias do funcionalismo público estadual na manhã de ontem no Palácio Senador Hélio Campos. Na ocasião, foram discutidas as dívidas do Estado e questões relacionadas aos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs) dos servidores.

De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), o governador ressaltou a importância da denúncia de servidores que estejam recebendo sem trabalhar, além de explicar que os planos dos servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) e Instituto de Terras e Colonização (Iteraima) serão regularizados “à medida que o Estado se restabelecer economicamente”.

COMPOSIÇÃO – A reunião foi feita entre Denarium e membros do Sindicato dos Garçons e demais Trabalhadores no Ramo de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sintag), Sindicato dos Fiscais de Tributo (Sindfisco), Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo (Sintraima) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinterr).

Também estiveram presentes membros do Sindicato dos Fiscais Agropecuários (Sinfea), Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima (APBM), Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (Sindprer), Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), Sindicato dos Profissionais das Técnicas Radiológicas (Sintear) e Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais (Sinfito).

OUTRO LADO – Sobre o novo atraso no pagamento, a Secretaria de Comunicação Social informou que a medida foi tomada devido à atual crise econômica.

De acordo com a Secom, a arrecadação tem sido baixa e o governo do Estado depende dos repasses de parcelas do Fundo de Participação (FPE) da União para pagar os salários dos servidores.

“Nesse sentido, ao confirmar o repasse do dia 10 de fevereiro, as agências bancárias têm 48 horas para processar as folhas de pagamento dos servidores do governo do Estado”, completou a nota. (P.C.)