Política

PSOL realiza convenção partidária no próximo sábado

Ato será realizado de forma fechada e online em razão da pandemia do covid-19

O diretório de Boa Vista do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) promove no próximo sábado, 05 de setembro, a convenção partidária da agremiação. O ato será realizado de forma fechada e online em razão da pandemia do covid-19.

De acordo com a gestão do partido, os filiados ao PSOL que desejarem participar da convenção eleitoral no próximo sábado, das 16h às 18h, deverão encaminhar solicitação pelo correio eletrônico [email protected]. A diretoria então liberará um formulário de inscrição que permitirá acesso ao link da convenção.

No encontro municipal será aprovado o programa eleitoral, a destinação dos recursos às candidaturas e a aprovação dos nomes dos filiados que deverão concorrer à Prefeitura e a Câmara dos Vereadores. “O município de Boa Vista tem quase 400 filiados, mas o formato de convenção online dificulta muito a participação efetiva das pessoas, pois o acesso à internet tem sido um grande problema, não de agora, mas se agravou durante a pandemia tendo em vista que não temos um acesso democrático à internet. A expectativa é de reafirmarmos as deliberações e análises que vinham sendo realizadas nas nossas plenárias, de consolidar o PSOL como uma real alternativa de esquerda e de transformação para Boa Vista e para Roraima”, explicou a presidente do diretório municipal, Kézia Lima. 

Segundo a presidente, o partido trará duas novidades nesta eleição que é a apresentação de duas candidaturas coletivas uma no campo feminista e outra focada na comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (transexuais e travestis), Queer, Intersexo, Assexuais e mais (LGBTQIA+).

“Para majoritária, o PSOL-BV teve nas plenárias o nome de Fábio Almeida e o que se desenha é a confirmação do seu nome na convenção de sábado. A composição de vice-prefeitura ainda se discute internamente por questões burocráticas, justamente com relação à aliança com outras siglas que, historicamente, o PSOL tem consolidado com PSTU e PCB. Sobre vereadores, a intenção do PSOL-BV é apresentar uma chapa de até 15 candidatos, dentre eles, a composição que se apresenta pra população é a criação de mandatos coletivos com perspectivas pouco discutidas na cidade e no Estado de Roraima: a pauta feminista e a LGBTQi+”, complementou Kézia.

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS – Com a mudança do calendário eleitoral, o período para a realização das convenções partidárias passou para 31 de agosto até o dia 16 de setembro. Até o momento, o PSOL Roraima conta com o historiador Fábio Almeida enquanto pré-candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV).