POLÍTICA NA FRONTEIRA

Manuel Rosales desafia Maduro nas eleições venezuelanas

Rosales, que lidera o partido Um Novo Tempo (UNT), enfrentará Maduro nas urnas em 28 de julho deste ano

Eleições na Venezuela ocorrem no dia 28 de julho(Foto: Divulgação)
Eleições na Venezuela ocorrem no dia 28 de julho(Foto: Divulgação)

No cenário político venezuelano, as eleições presidenciais de 2024 prometem ser um momento crucial, com o ex-candidato presidencial Manuel Rosales emergindo como o concorrente de destaque para desafiar o atual presidente Nicolás Maduro. Rosales, que lidera o partido Um Novo Tempo (UNT), enfrentará Maduro nas urnas em 28 de julho deste ano.

Rosales, que já serviu como governador do estado de Zulia, é uma figura familiar na política venezuelana. Ele anteriormente disputou a presidência contra o falecido presidente Hugo Chávez em 2006, embora tenha sido derrotado naquela ocasião. No entanto, sua entrada na corrida eleitoral de 2024 desperta tanto interesse quanto especulação sobre o futuro político do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Oposição venezuelana
Analistas políticos veem Rosales como um candidato “mais viável” em comparação com outros concorrentes, dada sua experiência prévia na arena política e sua capacidade de mobilizar apoio. Sua candidatura representa uma tentativa de mudança em relação ao governo atual, que tem sido objeto de críticas significativas tanto interna quanto externamente.

No entanto, dentro da própria oposição venezuelana, Rosales é uma figura divisiva. Seus contatos recentes com Maduro, especialmente desde que reassumiu o cargo de governador, geraram controvérsia e levantaram questões sobre sua verdadeira posição política e suas intenções para o futuro do país.