POLÍTICA

Gilmar Mendes vota para ampliar aplicação do foro privilegiado

O ministro é relator do julgamento no STF sobre a manutenção do foro privilegiado após término dos mandatos de políticos

Ministro Gilmar é o relator do julgamento no STF sobre a manutenção do foro privilegiado após término dos mandatos de políticos (Foto: Reprodução/Internet)
Ministro Gilmar é o relator do julgamento no STF sobre a manutenção do foro privilegiado após término dos mandatos de políticos (Foto: Reprodução/Internet)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, emitiu seu voto favorável à aplicação do foro por prerrogativa de função, popularmente conhecido como foro privilegiado, mesmo após o término dos mandatos de políticos, seja por renúncia, não reeleição, cassação ou outros motivos.

Em virtude dessa determinação estabelecida em 2018, advogados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) argumentaram que casos como a possível adulteração do cartão de vacina não deveriam ser julgados pelo Supremo.

Por sua vez, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) contestou que, ao perseguir armada um homem pelas ruas de São Paulo em 2022, não estaria cometendo necessariamente um crime ligado ao exercício de seu cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Gilmar é o relator do caso no Supremo e apresentou seu voto durante o plenário virtual nesta sexta-feira (29/3). Esse formato de julgamento ocorre sem a necessidade de reunião presencial, com os ministros registrando seus votos no sistema eletrônico. A previsão para o término desse julgamento é 8 de abril, mas a análise pode ser suspensa por um pedido de vista ou de destaque, transferindo a discussão para o debate presencial.

O tribunal está examinando um habeas corpus movido pela defesa do senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará. Marinho é réu em uma ação penal na Justiça Federal do Distrito Federal por supostamente, enquanto era deputado federal, ter ordenado que servidores de seu gabinete devolvessem 5% de seus salários para o PSC, então seu partido.

Marinho é réu no processo pelo crime de concussão, e seus advogados solicitaram ao STF que o caso seja julgado pela Corte, argumentando que, desde 2007, Zequinha Marinho ocupou cargos com foro privilegiado: deputado federal (2007-2015), vice-governador (2015-2018) e senador (2019-2027).

Em seu voto, Gilmar argumenta que poucos temas geram tantas controvérsias quanto a instituição de foros especiais para ocupantes de cargos públicos.