Polícia

Vídeo mostra incêndio e refém na Cadeia Pública. Confira

O preso estava sendo ameaçado por uma arma caseira feita com um pedaço de ferro

Um vídeo que a Folhaweb teve acesso com exclusividade mostra o momento em que presos da Cadeia Pública ameaçam a jogar um dos detentos de uma janela do primeiro andar.  

O fato ocorreu na quinta-feira, 20, quando os detentos revoltaram-se após saberem que haveria transferências de reeducandos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) para a CPBV.

O preso estava sendo ameaçado por uma arma caseira feita com um pedaço de ferro. Veja o vídeo

Enquanto os agentes penitenciários e os policiais tentavam libertar o refém, outros presos tentam destruir a unidade ateando fogo e jogando pedaços da parede nos policiais.

O fogo foi ateado na única saída para o pátio, para isolar os policiais que tentavam entrar e evitar uma tragédia.

Confira o Vídeo

Quem estava do lado de fora ouvia estrondos de bombas de efeito moral e tiros a todo momento dentro da cadeia, além de gritos de detentos.

Uma forte fumaça podia ser vista do lado de fora do local. Muitos populares e familiares de presos da unidade prisional se aglomeraram em frente ao presídio cobrando providências e temendo pela vida dos detentos.

De acordo com o Governo do Estado, para coibir a rebelião todas as unidades de segurança estaduais foram acionadas para atuar no presídio.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania informou que não houve o registro de óbitos.

Três presos foram feridos superficialmente e receberam atendimento imediato pelo Resgate do Corpo de Bombeiros.

Também foram registrados danos físicos na estrutura da unidade, contudo equipes trabalham no reparo desde a madrugada.

Para evitar outros tumultos, a direção do sistema prisional solicitou reforço do efetivo nas unidades da capital no sentido de conter os ânimos dos detentos e manter a integridade física de todos, diante do conflito existente entre a população carcerária.

Informação extra-oficial recebida pela Folha de Boa Vista é que durante a madrugada houve transferência de 100 presos para outros locais, entre eles, o Centro de Progressão Penal na Rua Manoel Vicente de Souza no bairro Asa Branca.

Porém, o governo não divulgou a quantidade, os nomes e os locais para os quais os presos foram transferidos e informou que a transferência ocorreu por medidas de segurança.

“Após os últimos acontecimentos, que resultaram na morte de dez pessoas na Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e danos na estrutura física das unidades, houve transferência de presos para outros locais. Por medida de segurança, e para garantir a integridade física dos reeducandos, a quantidade, os nomes e os locais para os quais foram transferidos não serão divulgados” informou a nota.