
Roraima foi o estado mais violento para mulheres em 2023 segundo o do Atlas da Violência 2025, divulgados nesta segunda-feira, 12, com uma taxa de 10,4 homicídios por 100 mil habitantes no estado. O estudo, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), analisou os registros de mortes violentas em todos os estados brasileiros.
De acordo com o Atlas, as maiores taxas foram encontradas nos estados da região amazônica, com o Amazonas e Rondônia seguido por Roraima, ambos com 5,9 por 100 mil.
No ano de 2023 foram registrados 31 homicídios contra mulheres no estado, com 12 delas sendo indígenas e 15 sendo pardas.
Um dos casos mais emblemáticos em 2023 foi o homicídio de Antônia Araújo Sousa, de 52 anos, que foi morta com um tiro na cabeça em 29 de setembro daquele ano. O caso aconteceu no bairro Pintolândia, na zona Oeste de Boa Vista.
Antônia é mãe de uma da filha do ex-senador Telmário Mota, que o acusou de tentativa de estupro em 2022. Ele é investigado como o mandante do crime.
Limitações da polícia de Roraima no atendimento de ocorrências
Os dados acendem um alerta também para a segurança contra a população feminina em Roraima, pois dos 31 casos apenas 17 vítimas foram registradas pela Polícia Civil. De acordo com o estudo, os números revelam os desafios e limitações das polícias em atender ocorrências de violência letal na região.
Uma hipótese levantada pelo Atlas é de que a violência contra mulheres no estado esteja acentuada devido a predominância do garimpo ilegal na região.
“Estudos qualitativos têm mostrado que os espaços de garimpo ilegal se caracterizam pela simultaneidade de práticas criminais, muitas vezes conectadas, que têm lugar sobretudo nas chamadas currutelas. Para manter os garimpos em funcionamento, conta-se com esse ponto de apoio que opera como cozinha, bar, loja de suprimentos e alojamento, onde também ocorrem momentos de lazer e socialização. É comum a ocorrência de prostituição e exploração”, explica o Atlas.
Violência em Roraima
Nos dados gerais de homicídio o estado ficou como o quinto mais violento do país, com uma taxa de 35,9 homicídios por 100 mil habitantes em 2023. O ranking é liderado pelo Amapá, que registrou 57,4 homicídios por 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Bahia (43,9), Pernambuco (38,0), Amazonas (36,8).