Política

Comissão Interministerial discute situação de Pacaraima com autoridades

O encontro ocorre dias após um conflito envolvendo brasileiros e venezuelanos.

Integrantes da Comissão Interministerial do Governo Federal estão reunidos neste momento com autoridades locais, Exército Brasileiro e agentes de Organizações Não Governamentais (ONGs) para avaliação as ações que estão sendo realizadas para o acolhimentos dos imigrantes venezuelanos em Pacaraima, Norte do Estado.

Formada por representantes dos ministérios da Defesa, Casa Civil, Gabinete de Segurança Institucional, Justiça, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Relações Exteriores, Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, a comissão desembarcou no Estado na tarde dessa segunda-feira, 20. O encontro ocorre dias após um conflito envolvendo brasileiros e venezuelanos.

O grupo deve avaliar todo o panorama geral do acolhimento aos venezuelanos no país e propor soluções que visem minimizar os efeitos da crise migratória no Estado, sobretudo na fronteira.

Espera-se que grande parte dos apontamentos feitos na reunião atenda as solicitações dos moradores de Pacaraima, que alegam crescimento da criminalidade no município e sobre carga dos serviços públicos em recorrência da entrada de imigrantes sem controle pela fronteira.  

“O que nos deixa mais preocupados nesse momento é a questão da segurança pública, uma vez que o chefe da Senasp [Secretaria Nacional de Segurança Pública] nos informou que bastava o Governo do Estado fazer o pedido para que a Força Nacional iniciasse os trabalhos ostensivos. Com relação às demais demandas, nós estamos reforçando os pedidos que já havíamos feito em ocasiões anteriores, porque nós já estamos no limite e acreditamos que até o final do ano não teremos mais condições de manter os serviços públicos, pois o que tínhamos como previsão de gastos já está praticamente ultrapassados”, destacou o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (PRB).

Após a visita em Pacaraima, a comissão dará maiores esclarecimentos em coletiva de imprensa prevista para a tarde de hoje, segundo informou assessoria de imprensa da Presidência da República. 

LEIA MAIS: http://www.folhabv.com.br/noticia/Comerciante-e-espancado-e-moradores-se-revoltam/4301 

Em Santa Elena de Uairén, brasileiros foram agredidos e carros queimados