Economia

Vendas do varejo em Roraima sobem 1,7% em outubro

Com esse resultado, o varejo acumulou 4,6% de janeiro a outubro frente ao mesmo período de 2018

 As vendas no varejo em Roraima variaram 1,7% em outubro de 2019, na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). É o segundo mês consecutivo de crescimento. Esses dados foram revelados pela Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE, nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 7,5%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva. 

Com esse resultado, o varejo acumulou 4,6% de janeiro a outubro frente ao mesmo período de 2018. O indicador sinaliza ganho de ritmo nas vendas no acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 4,7% em setembro para 4,8% em outubro.

Já no varejo ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas caiu -0,5% em relação a setembro de 2019.

Frente a outubro de 2018, o comércio varejista ampliado avançou 4,5%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva. O indicador acumulado de janeiro a outubro de 2019 registrou aumento de 4,5%, enquanto o indicador acumulado nos últimos 12 meses teve aumento de 4,7%, contando até outubro.

Varejo no Brasil cresce 0,1%

No país, as vendas no varejo subiram 0,1% em outubro na comparação com o mês anterior. Este foi o sexto mês consecutivo de crescimento.