Geral

Prefeita denuncia que acordo para o Samu não é cumprido pelo Governo de RR

Acordo tripartite prevê que Governo deveria financiar 25% dos gastos do Samu em Mucajaí, mas o município está financiando a parte do governo para que o serviço não seja interrompido

A prefeita de Mucajaí, Eronildes Gonçalves, a Dona Nega (PL), participou do programa Agenda da Semana, exibido pela Folha FM nesse domingo (19) para falar sobre a administração do município.

A chefe do Executivo contou que tem feito a gestão em Saúde do município praticamente com recursos próprios e do Governo Federal e que não tem recebido ajuda do Estado.

“Tentamos com o Governo do Estado para ver um trabalho interligado do município com o Estado, mas infelizmente não foi possível. Não houve interesse por parte do Governo. Hoje nós tocamos todas as nossas unidades sozinhos”, conta a prefeita.

A prefeita relatou ainda que o acordo tripartite para o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município não tem sido cumprido pelo Governo de Roraima e que o município tem arcado com os gastos. 

“A questão do hospital é de insalubridade. Na sala de repouso, por exemplo, os profissionais, mesmo com máscara, não conseguem ficar por causa do cheiro insuportável do forro”, complementou a prefeita.

Paixão de Cristo

Nega falou também sobre a tradicional encenação da Paixão de Cristo no município. Este ano, o ator global, Bruno Guedes foi convidado para interpretar Jesus Cristo. O evento contará ainda com o show do cantor, Léo Magalhães.

“Creio que o público vai superar o do ano passado. Em 2022, tivemos 2,5 mil pessoas e estamos esperando mais, com toda uma festa preparada”, finalizou a prefeita.

Confira a entrevista completa:

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que todos os pagamentos estão ocorrendo normalmente. Houve, contudo, um acordo celebrado pelo secretário anterior em 2020, e a Sesau está trabalhando para verificar os termos firmados. Inclusive há uma reunião agendada com o secretário municipal de Saúde para a próxima sexta-feira, dia 24 de março, para tratar desse tema.