O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou nesta terça-feira (8), em Boa Vista, que a entidade máxima do futebol brasileiro vai inaugurar, em 2026, o Centro de Desenvolvimento do Futebol em Roraima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse espaço, situado no bairro Jóquei Clube, na zona Oeste da capital, meninos e meninas de seis a 17 anos receberão aulas de futebol, cidadania e com respeito às diferenças e responsabilidade social.
Com custo aproximado de R$ 6 milhões, o centro a ser construído pela CBF terá estruturas físicas com gramado, vestiários e prédio administrativo equipados para jovens desenvolverem habilidades e evoluírem com acompanhamento de profissionais.
“Espero que, ano que vem, eu esteja vem aqui novamente no Estado de Roraima e entregar o centro de desenvolvimento do futebol, um projeto que eu comecei em dois anos”, destacou Samir Xaud.
Em 2024, o prefeito Arthur Henrique (MDB) e a Câmara Municipal de Boa Vista autorizaram a doação de uma área de 32 mil metros quadrados para o futuro centro. O terreno foi transferido para a Federação Roraimense de Futebol (FRF).
Legado da Copa
A iniciativa é oriunda do fundo do legado da Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014, e destinada aos 15 estados que não receberam os jogos do Mundial. Ao todo, a Fifa disponibilizou 100 milhões de dólares para o País desenvolver o futebol.
Com apenas 44 dias de mandato, Samir Xaud entregou três centros como esse em Tocantins, Rondônia e Amapá, que assim como Roraima, receberam pela primeira vez ou depois de muitos anos um presidente da CBF. Na entidade, o projeto estava há dez anos paralisado.