FUTEBOL

Quem é Samir Xaud: De goleiro do Roraima a presidente da CBF

Filho de presidente da FRF e de ex-secretária de Educação, médico é servidor público, empresário e político

Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol
Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (Foto: Deborah Nascimento/FolhaBV)

O médico roraimense Samir Xaud, 41, se confirmou neste domingo (25) como o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o quadriênio 2025-2029. Ele foi o candidato único no pleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Nascido em Boa Vista no dia 25 de fevereiro de 1984, Samir de Araújo Xaud é filho de José Gama Xaud e Ilma de Araújo Xaud. O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol (FRF) é casado e pai de três filhos.

O pai dele, Zeca, preside a FRF há quase 50 anos de forma intercalada. Ilma, por sua vez, foi secretária municipal e estadual de Educação, vice-reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima).

Na política, Samir Xaud, então, disputou duas eleições. Ele ficou com a quarta suplência de deputado estadual pelo PV em 2018 ao receber 2.069 votos. E ainda terminou como primeiro suplente de deputado federal pelo MDB com 4.816 votos em 2022.

No futebol, foi goleiro profissional do Atlético Roraima no início da década de 2000 e parou de jogar para priorizar os estudos. Assim, Xaud se formou em Medicina (Universidade Nilton Lins-AM) e obteve especialização em Infectologia (Universidade Federal de Roraima) e em Medicina do Esporte (Instituto BWS-SP).

Foi diretor geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) – o maior do Estado – e do Hospital da Criança Santo Antônio, de Boa Vista. É ex-secretário municipal de Saúde da capital. Empresário, é proprietário de um centro de treinamento multidesportivo.

Nos últimos cinco anos, Samir Xaud passou a atuar nos bastidores do futebol local. A ênfase é em serviços como médico dos clubes locais, principalmente o São Raimundo como representante estadual nas competições nacionais.

Em 2023, após a reeleição de seu pai na FRF, o profissional passou a atuar como gestor da entidade em razão da idade avançada de Zeca Xaud.

Assim, ele promoveu a reorganização da gestão com foco no Estadual profissional. Portanto, conseguiu atrair mais apoio e patrocínios para o futebol roraimense, bem como mais público para os jogos da competição.

Projetos iniciados na FRF

Em 2025, Samir Xaud iniciou um projeto para realizar campeonatos municipais nas 15 cidades roraimenses, em que os campeões e vice-campeões de cada disputem o Campeonato Intermunicipal.

Além disso, Xaud viabilizou o andamento do processo para construir o Centro de Desenvolvimento do Futebol em Boa Vista. O trabalho irá formar jogadores de seis a 17 anos,

Por conseguinte, a construção do espaço, oriunda do legado da Copa do Mundo de 2014 realizada no Brasil, deve custar aproximadamente R$ 6 milhões.

Ademais, Samir Xaud também começou o processo para adquirir equipamentos do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, em português), com custo aproximado de R$ 400 mil, para atender os estaduais profissional e Sub-20 masculino, e o feminino a partir de 2026.

Mas enquanto a compra não se concretiza, a FRF investe na capacitação dos árbitros locais.

Em 2025, foi eleito antecipadamente como presidente da entidade para assumir em 2027.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.