Eleitores precisam levar sua própria caneta no dia da votação

Objetivo é impedir a transmissão do coronavírus e garantir segurança para os mesários e votantes

Uma das novas recomendações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) frente à pandemia do covid-19 é que os eleitores levem a sua própria caneta no dia da votação.

O motivo é para que os votantes não precisem utilizar a mesma caneta para assinar na lista de presença na sua seção de votação. A orientação é que os eleitores levem uma caneta esferográfica de tinta azul. O objetivo é impedir a transmissão do coronavírus e garantir segurança para os mesários e votantes.

Quem esquecer, a recomendação do TSE é que os mesários borrifem álcool na caneta de uso comum após o uso de cada eleitor. “Os eleitores são aconselhados a levar sua própria caneta, mas sempre tem alguém que esquece; Por isso, a caneta disponibilizada para uso comum deve ser higienizada com álcool gel a cada uso”, frisou a instituição.

RECOMENDAÇÕES – Conforme o Plano de Segurança Sanitária do TSE, todas as seções eleitorais devem ter álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Os mesários também receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. 

O eleitor, mesários e demais colaboradores devem permanecer de máscara desde o momento em que sair de casa; evitar contato físico com outras pessoas; efetuar a votação da forma mais ágil possível; e não permanecer por tempo desnecessário nas seções eleitorais.