37% das candidaturas já foram deferidas

Para o Governo do Estado, apenas o registro do candidato Fábio Almeida foi concedido até o momento por ter cumprido os requisitos exigidos pelo tribunal

A corte do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) deferiu a primeira candidatura ao Governo nas eleições 2018. O candidato Fábio Almeida (PSOL), da Coligação Frente de Esquerda Socialista, teve a candidatura deferida, ou seja, com despacho favorável para concorrer às Eleições em outubro, no dia 7.

O status do candidato ao Palácio Senador Hélio Campos, no DivulgaCand2018, mudou de ‘aguardando julgamento’ para ‘deferido’. O registro é o primeiro concedido pelo TRE na eleição majoritária de 2018 e foi deferido por unanimidade pelo plenário do tribunal. Durante a sessão, o relator informou que os requisitos foram cumpridos pela chapa e não houve impugnações (contestações).

VICE – Dos candidatos a vice-governador, apenas a candidata Érica Marques (PSOL), da Coligação “Frente de Esquerda Socialista” também já recebeu outorga do Tribunal. Ela é candidata a vice-governador na chapa de Fábio Almeida, que também já teve sua candidatura deferida.

Justiça Eleitoral analisa registros

Até a manhã de ontem, 257 dos 677 candidatos de Roraima tinham seus registros de candidatura já constando como deferidos pela Justiça Eleitoral, número que representa 37% do total de pedidos feitos para as Eleições 2018 no estado.

Foram cinco ao governo, cinco ao cargo de vice-governador, 11 senadores e 22 suplentes, 153 deputados federais e 481 deputados estaduais que pediram registro ao TRE. Desse total, um candidato ao governo e a candidata à vice, quatro ao Senado, 47 deputados federais e 204 deputados estaduais já foram deferidos e podem concorrer normalmente ao pleito.

Todos os registros devem ser analisados pela Justiça Eleitoral, que definirá se o candidato está apto ou não a concorrer nas eleições. Se for indeferido, o candidato ainda pode apresentar um recurso e concorrer “sub judice” até ser julgado.

7 candidatos ao Senado aguardam deferimento

Dos 11 candidatos ao Senador, quatro já tiveram seus pedidos deferidos pela Justiça Eleitoral. São eles: Chico Rodrigues (DEM), candidato na coligação ‘Todos Por Roraima’; Júlio Martins (PTB), da coligação ‘Dê Uma Chance Para Roraima’; os candidatos Lourival (PSTU) e Telma Taurepang (PCB), da ‘Frente de Esquerda Socialista’, estão com os registros de candidatura aprovados.

Ainda não tiveram os registros analisados os candidatos Ângela Portela (PDT), que tenta reeleição pela Coligação ‘Na Luta Por Roraima’, e Luciano Castro (PR) também da mesma coligação; Christian Santos (PATRI); da coligação “Agora É Roraima Com Tudo”, os candidatos Mecias de Jesus (PRB) e Isamar Ramalho (PSL); Romero Jucá (MDB), da coligação “Todos Por Roraima”, que tenta a reeleição, e o candidato do PV, Rudson Leite, da coligação “Dê Uma Chance Para Roraima”. Todos estão na condição de aguardando julgamento.