Economia

Servidora da UFRR obtém registro de programa de computador no INPI

O programa de computador de Aline Barros é o primeiro registro de propriedade intelectual concedido pelo INPI para uma acadêmica do mestrado PROFNIT/UFRR

A servidora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Aline Barros Tavares, ex-acadêmica do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UFRR), obteve o registro de um programa de computador junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O programa de computador registrado é resultante de sua pesquisa acadêmica intitulada Vitrine Tecnológica da Universidade Federal de Roraima: uma ferramenta para a aproximação da relação Universidade-Empresa sob orientação do professor Gelso Pedrosi Filho, concluída em 2019. O registro foi concedido sob nº BR512019001631-9.

A Vitrine Tecnológica é uma plataforma digital que contribuirá para a aproximação da relação universidade-empresa. De um lado, a plataforma permite expor as tecnologias protegidas (patentes) e as competências tecnológicas de pesquisadores da UFRR para as empresas e, por outro, registrar as demandas tecnológicas das empresas para buscar na universidade soluções para os problemas tecnológicos dos negócios.

O programa de computador foi desenvolvido com a linguagem MYSQL/PHP, tendo a área administrativa (desenvolvimento organizacional e desburocratização) como campo de aplicação.

O professor José Geraldo Ticianeli, reitor da UFRR, parabeniza a servidora pelo trabalho desenvolvido e destaca a importância da inovação no contexto da sociedade atual. “Vivemos em um mundo em constante transformação e cada vez mais dinâmico, portanto a inovação e a criatividade são primordiais em nosso contexto educacional e para a melhoria da nossa sociedade”, afirma.

As Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) – dentre elas as universidades – são encorajadas pelos órgãos governamentais de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I) a proteger a propriedade intelectual resultante de pesquisas acadêmicas. A proteção da propriedade intelectual pode ser feita por meio do depósito patente de invenção, de patente de modelo de utilidade, do registro de marca, programa de computador, indicação geográfica, cultivar entre outras, a depender do tipo de ativo intelectual a ser protegido.

Este é o primeiro registro de propriedade intelectual concedido pelo INPI à uma acadêmica do mestrado PROFNIT/UFRR e para uma servidora da Universidade Federal de Roraima. A ferramenta pode ser visualizada clicando AQUI.


Aline Barros Tavares é servidora da Universidade Federal de Roraima (UFRR) (Foto: Ascom UFRR)