Economia

Saiba como evitar promoções ‘Metade do dobro’ na Black Friday

Especialista dá dicas para não cair em promoções falsas

Com a chegada da black friday, muitas lojas e comércio apresentam promoções em seus produtos.  O risco da estação é cair em fraudes envolvendo falsos descontos, fretes abusivos e propaganda enganosa. Para evitar que isso aconteça listamos algumas dicas essenciais para quem quer economizar e fazer o dinheiro render. Confira.

De acordo com o economista Fábio Martinez, a pesquisa é sempre a melhor forma de economizar.

“A primeira dica é saber o que realmente você quer comprar, porque como tem muitas promoções, você acaba ficando tentado a comprar tudo, inclusive aquilo que não estava desejando tanto assim. É interessante você verificar exatamente o que quer comprar vem e pesquisar o seu preço para saber se de fato a promoção é real mesmo, não é a “metade do dobro”” explicou.

Faça uma pesquisa com antecedência

Comparar é sempre um bom negócio. Se você vai fazer uma compra online faça print do produto que você deseja e faça uma comparação para ver se o produto vale a pena. Se a compra será presencial, dê uma passadinha antes na loja.

“Então é interessante você já saber quanto é que era o valor do produto antes da promoção pra você aproveitar os melhores descontos possíveis. 

Credibilidade

Principalmente para comprar presenciais, verifique se o site existe há muito tempo no ramo e se há reclamações pendentes de outros clientes. Fique atento a sites duvidosos com erros gramaticais, por exemplo. Outra dica, é se o estabelecimento atende aos direitos do Código do consumidor.

“Na internet, o cuidado precisa ser redobrado. Internet., utilizar aqueles sites mais confiáveis, mais tradicionais e  evitar esses sites muitos novos” complementa.

Segurança

Evite compras por pix e whatsapp, solicite sempre o nome e CPNJ do beneficiário corretos e o cupom fiscal. 

Definir um limite de gastos

“Outra dica é muito importante é você determinar limites quanto é que você pode gastar com essas promoções na Black Friday. Sei que tentador. Muitas vezes a gente quer comprar várias coisas que de fato são úteis, mas que não cabe dentro do nosso orçamento. Então é bom verificar isso” finalizou.