Economia

Networking e capacitação profissional trazem diferencial aos corretores

Saiba sobre o impulsionamento do setor e como manter a performance na área

De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), o setor movimentou cerca de R$ 11 bilhões em vendas no Brasil no ano de 2021, e em 2022 apresentou um aumento de 42%, em relação ao número do ano anterior. Os indicativos financeiros para o setor são positivos, o que também significa uma demanda cada vez maior de profissionais qualificados no mercado. Para estar bem posicionado entre a concorrência, é necessário conhecer pessoas e realizar investimentos comerciais que agreguem às negociações; afinal de contas, o comprador está cada vez mais assertivo em sua busca. 

É necessário, portanto, compreender de que maneira as influências externas, ou seja, aquelas que podem afetar de maneira direta a compra, como local do imóvel, referências, concorrência e tendências de mercado, possuem peso na escolha do cliente. Bem como a compreensão de quais fatores internos podem corroborar para que a realização do negócio seja possível; nesse aspecto, vale o investimento em uma prospecção profunda, reunindo recursos para driblar as objeções colocadas. 

Além de competências técnicas, o setor exige que o corretor esteja engajado com o autoaperfeiçoamento, visto que o encantamento do cliente ocorre desde o primeiro contato, seja em uma apresentação ou em um encontro não elaborado, portanto faz-se necessária a busca constante por recursos que possam auxiliar na capacitação profissional do corretor. Sendo assim, o uso da tecnologia também pode ser um recurso aliado, seja para promover o trabalho por meio das redes sociais, seja para aprimorar o vínculo com o cliente. 

Além disso, fechar parcerias por meio de networking aumenta as chances de o corretor entrar em destaque no setor. É através dos contatos que o profissional irá agregar valor às suas propostas, e todos os indivíduos podem vir a se tornar parceiros valiosos, uma vez que a procura está também fora das redes sociais e dos sites de busca. Por isso, ter uma extensa rede de contatos é essencial na construção de relacionamentos que irão encaminhar o corretor até o cliente de maneira orgânica. 

De maneira geral, o corretor de imóveis é um profissional versátil, que deve estar atento às necessidades de seu cliente, oferecendo a melhor solução e sem deixar de receber a valorização devida; inicialmente, para aqueles que se interessam pela profissão, é importante pesquisar o curso de corretor de imóveis, que pode atender tanto o corretor iniciante quanto o corretor mais experiente, de maneira que o profissional fique sempre por dentro das tendências da área.