Economia

Como investir em mercados internacionais sem precisar sair da B3

O analista de mercado financeiro Matheus Lima explica como é possível investir em índices americanos, por exemplo

Você sabe o que significa quando se fala que a bolsa subiu 1% no dia? Afinal de contas, nessa frase, o que é a bolsa?

O ativo que representa o ritmo de crescimento econômico diário de um país é o seu principal índice na bolsa de valores, aqui no Brasil, temos o IBOV, também conhecido como índice Bovespa, ele representa a média das oscilações diárias das principais ações negociadas na bolsa de valores.

Sabendo disso, como poderíamos então, investir em índices americanos por exemplo? Diversificar a carteira de investimentos com exposição à economia mais forte do mundo? Para isso existe um produto financeiro chamado ETF (Exchange-traded fund) que funcionam como fundos de investimentos negociados em bolsa que replicam algum índice.

Na bolsa de valores do Brasil, você tem a possibilidade de comprar ETFs que replicam as movimentações da Nasdaq (NASD11), índice que representa as ações de tecnologia dos Estados Unidos, ou até mesmo o famoso índice americano S&P500 (IVVB11) e assim ganhar dinheiro também quando a bolsa dos Estados Unidos sobe.

Na guerra pelo pódio de maior economia do mundo você acredita mais no potencial de crescimento da China? Tudo bem, existe também o ETF XINA11 que replica as movimentações de crescimento da bolsa de valores chinesa.

Esse leque de possibilidades ajuda na hora de criar uma carteira de investimentos diversificada e sólida com ativos de valores dos mais variados tipos.