Economia

Boa gestão financeira na revenda de gás impacta positivamente os negócios

Uma abordagem integrada de planejamento estratégico, sistema de gestão e organização de fluxo do caixa impulsiona a eficiência da empresa

Administrar uma empresa é sempre um grande desafio. À medida que o negócio cresce, a administração se torna ainda mais complexa. É preciso ter uma gestão eficiente e correta para que se tenha sucesso no empreendimento. Há diversos processos envolvidos na gestão financeira que são essenciais para sustentar um negócio.

Antes de tudo, é necessário ter um planejamento estratégico para que a execução das tarefas diárias seja feita de maneira a abarcar os objetivos da empresa. É interessante estabelecer prioridades e também acompanhar as métricas para que se chegue aos resultados estabelecidos. Para tanto, a equipe precisa estar alinhada. A implementação de um sistema de gestão pode ajudar bastante na administração do negócio, minimizando erros e aumentando a produtividade.

É preciso também tanto ter organização do fluxo de caixa, que inclui os recebimentos e pagamentos, quanto fazer um bom controle de inadimplência. Um bom controle do fluxo permite antecipar decisões importantes, por exemplo, ou fazer promoções para movimentar o estoque parado. Já para combater pagamentos em atraso, faz-se necessário adotar estratégias para evitar ao máximo esse problema, como descontos para pagamentos à vista ou parcelamento da dívida.

Empreender com revenda de gás tem suas próprias especificidades para que o negócio vá bem. É imprescindível que se ofereça disponibilidade quando o consumidor precisar. Muitos se dão conta que precisam de gás quando ele acaba e se torna uma grande urgência para que a cozinha continue funcionando. Para tanto, uma equipe de plantão com delivery rápido pode conquistar o cliente.

No entanto, é importante que os clientes saibam que a empresa oferece, por exemplo, serviço 24 horas, ou entrega em até uma hora do gás. Essa rapidez e agilidade são fundamentais, já que o gás não avisa quando está prestes a acabar. As redes sociais podem ajudar na divulgação, assim como os imãs de geladeira, para que o cliente tenha em mãos o contato da empresa e não procure por uma concorrente.

Para alcançar um maior número de clientes, o melhor é disponibilizar formas de contato que sejam convenientes para tal. Alguns preferem comprar em poucos cliques, outros gostam de uma troca de texto por WhatsApp, enquanto pessoas mais velhas podem preferir uma ligação telefônica para pedir o produto.

Uma equipe treinada e capacitada também ajuda a alcançar os objetivos traçados. Ela precisa estar preparada para lidar com problemas comuns que podem surgir durante o trabalho, como a troca da borracha do botijão ou a instalação adequada do produto. É um item que exige o máximo de segurança, e a equipe precisa transparecer profissionalismo.