Economia

Áudio sobre assaltos em bairros é fake news, dizem autoridades

O áudio que circula nas redes sociais afirma que os moradores dos bairros Paraviana, Caçari e adjacentes devem ficar em alerta

A suspeita de uma suposta atuação do crime organizado nos bairros Paraviana, Caçari, Aparecida, dos Estados e adjacentes deixou moradores da região amedrontados nesta sexta-feira, 19. Porém, as forças de segurança do Estado afirmam que a ação não procede e se trata de uma fake news.

O áudio que circula nas redes sociais afirma que os moradores devem ficar em alerta, pois “ocorreria invasão de residências” e que “uma operação policial iria ser instaurada na região para combater as facções”. Diz ainda que a ação era para combater uma onda de assaltos realizados por membros do crime organizado do Amazonas, de Roraima e da Venezuela.

A informação, no entanto, foi negada pelo titular da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), coronel Edison Prola. “Isso é fake news, isso não é verdade. A cúpula da Segurança Pública do Estado atua para desarticular as facções criminosas, através de ações de inteligência e operacionalmente na rua. Não condiz com a verdade, isso é um boato”, completou. 

O titular da Sesp reforçou ainda que a população deve ficar tranquila, mantendo as prevenções de segurança já normalmente adotadas. “As pessoas devem ter cuidado e não deixar os portões abertos, mas são os cuidados normais que os moradores tem que ter ao cuidar das suas residências”, completa.

O comandante geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Francisco Xavier, acrescentou também que as forças de segurança tem realizado ações repressivas e de segurança. “É totalmente fantasioso esse áudio, que se refere a essa onda de roubos prevista por faccionados de Manaus e outros locais. Muito pelo contrário. Esses bairros têm os menores índices de violência registrados na Capital”, declarou. “A gente pede que o cidadão continue se resguardando, como ele já faz no dia a dia”, complementou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Hebert Amorim, também ressaltou que não há nenhum registro de ocorrência até o momento, além de frisar que o compartilhamento de notícias falsas também é crime.

“As forças de segurança do Estado estão unidas e trabalhando de forma integrada. Estamos trabalhando em todos os bairros da cidade e essas operações serão realizadas por tempo indeterminado, para que a gente proporcionar segurança pública. Propagar fake news e a desordem é crime. Nós vamos identificar essas pessoas para que elas possam responder pelo seus atos”, finaliza.

Leia mais: 

Segurança deflagra operação para combater crime organizado – Folha de…